Tendências tecnológicas para o mercado financeiro

Compartilhar

|

O mercado financeiro está sendo transformado diariamente, nos mais diversos países. Inovações tecnológicas, necessidade de novos produtos e serviços e aumento da concorrência são alguns dos fatores que têm movido rapidamente a mudança do cenário antes burocrático do setor.

Segundo o Tech Trends Report 2022, realizado pelo The Future Today Institute, alguns pontos deverão ser a chave para o sucesso dos novos modelos de negócio nos próximos anos.

Confira algumas das principais tendências apresentadas pela 15ª edição do relatório:

Pagamentos via QR Code

Como um método de pagamento popular, fácil e seguro, os QR Codes continuam em alta.

De acordo com o estudo da Juniper Research, espera-se que os usuários de pagamento por QR Code ultrapassem 2,2 bilhões até 2025, o que equivale a 29% dos usuários de celulares em todo o planeta.

Já é possível ver o crescimento do uso desse modelo. Ao longo da jornada do comprador, as empresas estão usando QR Codes de maneiras diferentes para gerar vendas adicionais e melhorar a experiência do usuário.

Grandes marcas estão incorporando a tendência em seus materiais de marketing, como anúncios impressos e comerciais de televisão, para que os consumidores possam fazer compras com maior facilidade.Em meio à pandemia, os restaurantes também começaram a utilizar os códigos QR para que os clientes visualizem o menu, façam um pedido e realizem o pagamento sem a necessidade de esperar em filas ou por um atendente. Por fim, os varejistas estão usando a tecnologia nas etiquetas para oferecer descontos, incentivando os consumidores a fazer uma compra.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Esses são dois pontos cruciais para a evolução e aprimoramento do sistema financeiro. O setor de pagamentos e banking foi um dos pioneiros na adoção do Machine Learning e da Inteligência Artificial para automação de processos, avaliações de riscos e prevenção a fraudes.

Isso foi mesmo necessário, já que a forma do cliente se relacionar com instituições financeiras e fintechs mudou. O relatório do The Future Today Institute acredita que, ainda este ano, o uso dessas tecnologias deve aumentar, o que trará novos insights para o mercado.

BNPL

“Buy now, pay later (BNPL), traduzindo para o português, seria algo como “comprar agora, pagar depois”. Uma solução de crédito muito simples de entender na prática, pois permite ao cliente comprar um item agora e pagar em parcelas ao longo do tempo.

Grandes varejistas vêm introduzindo o BNPL como método de pagamento com a mesma flexibilidade para qualquer compra, não importando o valor. Com isso, espera-se que a tendência seja acelerada na América Latina, uma vez que o número de consumidores que necessitam de um serviço como esse é muito alto.

Uma das razões para o crescimento do BNPL é a sua disponibilidade online. Anteriormente, os pagamentos parcelados eram oferecidos somente em pontos físicos, nas próprias lojas. Agora, são disponibilizados por meio de plataformas conectadas a diferentes marcas do varejo.

 

Para conhecer mais sobre as demais tendências do relatório, clique aqui.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time