Celcoin News - Tendências tecnológicas para o mercado financeiro

Tendências tecnológicas para o mercado financeiro

O mercado financeiro está sendo transformado diariamente, nos mais diversos países. Inovações tecnológicas, necessidade de novos produtos e serviços e aumento da concorrência são alguns dos fatores que têm movido rapidamente a mudança do cenário antes burocrático do setor.

Segundo o Tech Trends Report 2022, realizado pelo The Future Today Institute, alguns pontos deverão ser a chave para o sucesso dos novos modelos de negócio nos próximos anos.

Confira algumas das principais tendências apresentadas pela 15ª edição do relatório:

Pagamentos via QR Code

Como um método de pagamento popular, fácil e seguro, os QR Codes continuam em alta.

De acordo com o estudo da Juniper Research, espera-se que os usuários de pagamento por QR Code ultrapassem 2,2 bilhões até 2025, o que equivale a 29% dos usuários de celulares em todo o planeta.

Já é possível ver o crescimento do uso desse modelo. Ao longo da jornada do comprador, as empresas estão usando QR Codes de maneiras diferentes para gerar vendas adicionais e melhorar a experiência do usuário.

Grandes marcas estão incorporando a tendência em seus materiais de marketing, como anúncios impressos e comerciais de televisão, para que os consumidores possam fazer compras com maior facilidade.Em meio à pandemia, os restaurantes também começaram a utilizar os códigos QR para que os clientes visualizem o menu, façam um pedido e realizem o pagamento sem a necessidade de esperar em filas ou por um atendente. Por fim, os varejistas estão usando a tecnologia nas etiquetas para oferecer descontos, incentivando os consumidores a fazer uma compra.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Esses são dois pontos cruciais para a evolução e aprimoramento do sistema financeiro. O setor de pagamentos e banking foi um dos pioneiros na adoção do Machine Learning e da Inteligência Artificial para automação de processos, avaliações de riscos e prevenção a fraudes.

Isso foi mesmo necessário, já que a forma do cliente se relacionar com instituições financeiras e fintechs mudou. O relatório do The Future Today Institute acredita que, ainda este ano, o uso dessas tecnologias deve aumentar, o que trará novos insights para o mercado.

BNPL

“Buy now, pay later (BNPL), traduzindo para o português, seria algo como “comprar agora, pagar depois”. Uma solução de crédito muito simples de entender na prática, pois permite ao cliente comprar um item agora e pagar em parcelas ao longo do tempo.

Grandes varejistas vêm introduzindo o BNPL como método de pagamento com a mesma flexibilidade para qualquer compra, não importando o valor. Com isso, espera-se que a tendência seja acelerada na América Latina, uma vez que o número de consumidores que necessitam de um serviço como esse é muito alto.

Uma das razões para o crescimento do BNPL é a sua disponibilidade online. Anteriormente, os pagamentos parcelados eram oferecidos somente em pontos físicos, nas próprias lojas. Agora, são disponibilizados por meio de plataformas conectadas a diferentes marcas do varejo.

Para conhecer mais sobre as demais tendências do relatório, clique aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!