Celcoin News - Startup é única IP do Brasil com certificado Empresa B®

Startup é a única Instituição de Pagamentos do Brasil a obter a certificação

Com muito orgulho anunciamos mais uma conquista: agora a Celcoin é Empresa B Certificada ® . A conquista é dupla, porque a Celcoin é também a única Instituição de Pagamentos no Brasil a passar pelo escrutínio do B Lab e obter a certificação.

Ser uma Empresas B™ é fazer parte de um grupo que tem como propósito construir negócios sustentáveis, ou seja, gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. São empresas que não estão focadas apenas nos resultados financeiros, mas trabalham para fazer a diferença no dia a dia de seus colaboradores, comunidades envolvidas e meio ambiente, privilegiando a transparência. Essa forma de agir se traduz no famoso ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança).

Para alcançar a certificação de Empresa B™, é preciso atender padrões em cinco áreas de impacto: governança, colaboradores, comunidade, meio ambiente e clientes. A partir da certificação, essas empresas estão legalmente obrigadas a considerar o impacto do desdobramento de suas atividades e decisões em todos os stakeholders. Em intervalos de três anos, as empresas passam por um novo escrutínio e precisam comprovar as melhorias realizadas para aumentar sua pontuação e manter a certificação.

No mundo, há cerca de 5.000 Empresas B™, certificadas pelo B Lab para atender aos mais altos níveis de padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Elas representam uma comunidade de aproximadamente 380 mil trabalhadores em 79 países.

Na América Latina, em 2021, as Empresas B Certificadas® somaram 660. Em 2022, já existem cerca de 850 empresas na América Latina, sendo 233 no Brasil. Com a conquista da certificação pelo B Lab, a Celcoin passa a fazer parte do seleto grupo de Empresas B™ que atuam no país. Esse time inclui: Natura, Dengo, Cia Hering, Nespresso e The Body Shop.

Para detalhar mais essa conquista, convidamos Adriano Meirinho, nosso CMO e Co-founder:

Celcoin News: Qual a importância dessa certificação para a Celcoin?

Adriano Meirinho: As Empresas B Certificadas® são aquelas que adotam as melhores práticas na sua governança, com colaboradores, com a comunidade e o meio ambiente. Isso significa ir muito além de ter a receita financeira como métrica do sucesso. Isso tudo é o famoso ESG. A Celcoin começou suas operações em 2016 e, em tão pouco tempo, já conseguiu mostrar que o compromisso vai além do negócio. Democratizamos o acesso a serviços de inclusão financeira, com responsabilidade social, ambiental e total transparência.

Celcoin News: A conquista dessa certificação coloca a Celcoin em outro patamar entre as instituições de pagamento no Brasil?

Adriano Meirinho: Temos muito orgulho em anunciar que somos a única Instituição de Pagamentos no Brasil a conquistar a certificação de Empresa B™. Foi um processo árduo, que se estendeu por cerca de um ano, em função da pandemia.

Celcoin News: Quais são os próximos passos para que a Celcoin mantenha sua certificação de Empresa B™?

Adriano Meirinho: As Empresas B™ assumem o compromisso de melhoria contínua, colocando o propósito de impacto no centro das atitudes. Contamos com todo o time para continuar trilhando esse caminho. Acabamos de estruturar um comitê que vai cuidar do processo de certificação e das ações contínuas para melhorias. Esse grupo tem integrantes das áreas de RH, Jurídico, Financeiro e Tecnologia. Temos muito trabalho pela frente. Deixo aqui meu agradecimento a todos que diariamente se empenham para podermos alcançar essa e outras conquistas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!