Startup é a única Instituição de Pagamentos do Brasil a obter a certificação Empresa B

Compartilhar

|

Com muito orgulho anunciamos mais uma conquista: agora a Celcoin é Empresa B Certificada ® . A conquista é dupla, porque a Celcoin é também a única Instituição de Pagamentos no Brasil a passar pelo escrutínio do B Lab e obter a certificação.

Ser uma Empresas B™ é fazer parte de um grupo que tem como propósito construir negócios sustentáveis, ou seja, gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. São empresas que não estão focadas apenas nos resultados financeiros, mas trabalham para fazer a diferença no dia a dia de seus colaboradores, comunidades envolvidas e meio ambiente, privilegiando a transparência. Essa forma de agir se traduz no famoso ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança).

Para alcançar a certificação de Empresa B™, é preciso atender padrões em cinco áreas de impacto: governança, colaboradores, comunidade, meio ambiente e clientes. A partir da certificação, essas empresas estão legalmente obrigadas a considerar o impacto do desdobramento de suas atividades e decisões em todos os stakeholders. Em intervalos de três anos, as empresas passam por um novo escrutínio e precisam comprovar as melhorias realizadas para aumentar sua pontuação e manter a certificação.

No mundo, há cerca de 5.000 Empresas B™, certificadas pelo B Lab para atender aos mais altos níveis de padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Elas representam uma comunidade de aproximadamente 380 mil trabalhadores em 79 países.

Na América Latina, em 2021, as Empresas B Certificadas® somaram 660. Em 2022, já existem cerca de 850 empresas na América Latina, sendo 233 no Brasil. Com a conquista da certificação pelo B Lab, a Celcoin passa a fazer parte do seleto grupo de Empresas B™ que atuam no país. Esse time inclui: Natura, Dengo, Cia Hering, Nespresso e The Body Shop.

Para detalhar mais essa conquista, convidamos Adriano Meirinho, nosso CMO e Co-founder:

Celcoin News: Qual a importância dessa certificação para a Celcoin?

Adriano Meirinho: As Empresas B Certificadas® são aquelas que adotam as melhores práticas na sua governança, com colaboradores, com a comunidade e o meio ambiente. Isso significa ir muito além de ter a receita financeira como métrica do sucesso. Isso tudo é o famoso ESG. A Celcoin começou suas operações em 2016 e, em tão pouco tempo, já conseguiu mostrar que o compromisso vai além do negócio. Democratizamos o acesso a serviços de inclusão financeira, com responsabilidade social, ambiental e total transparência.

Celcoin News: A conquista dessa certificação coloca a Celcoin em outro patamar entre as instituições de pagamento no Brasil?

Adriano Meirinho: Temos muito orgulho em anunciar que somos a única Instituição de Pagamentos no Brasil a conquistar a certificação de Empresa B™. Foi um processo árduo, que se estendeu por cerca de um ano, em função da pandemia.

Celcoin News: Quais são os próximos passos para que a Celcoin mantenha sua certificação de Empresa B™?

Adriano Meirinho: As Empresas B™ assumem o compromisso de melhoria contínua, colocando o propósito de impacto no centro das atitudes. Contamos com todo o time para continuar trilhando esse caminho. Acabamos de estruturar um comitê que vai cuidar do processo de certificação e das ações contínuas para melhorias. Esse grupo tem integrantes das áreas de RH, Jurídico, Financeiro e Tecnologia. Temos muito trabalho pela frente. Deixo aqui meu agradecimento a todos que diariamente se empenham para podermos alcançar essa e outras conquistas.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time