Qualidade nos serviços financeiros online é um fator decisivo nas escolhas dos clientes - News - Celcoin

Qualidade nos serviços financeiros online é um fator decisivo nas escolhas dos clientes

Diversas pesquisas recentes demonstram o quanto o acesso a serviços digitais oferecidos por bancos, fintechs e outros meios de pagamento fazem parte da rotina dos brasileiros e são decisivos nas tomadas de decisões quando o assunto é dinheiro.

Segundo dados da Finder, consultoria em investimentos, 42,7% dos adultos no Brasil possuem conta em Internet Banking, número 10,7% maior do registrado em 2021. Somos inclusive o país com maior aumento no número de clientes nessa modalidade, que ainda estão mais concentrados entre homens (45,8%) e pessoas entre 25 e 34 anos (55,3% dos entrevistados dessa faixa etária afirmaram utilizar esse tipo de serviço).

O relatório “Panorama Digital dos Serviços Financeiros”, desenvolvido pela Comscore, apontou um número de 200 mil visitantes únicos a domínios de Internet Banking, no Brasil, em janeiro deste ano.

Em 2021, essa foi a categoria mais acessada na América Latina, até mesmo em comparação a serviços como meios de pagamento, orientação financeira, taxas, investimentos e seguros. Os domínios digitais dos bancos já englobam 77,3% de toda a população online.

A análise da Comscore mostrou ainda que esses acessos a serviços financeiros online estão concentrados em pessoas que também acessam serviços dos setores imobiliário (80,4%), automotivo (68,6%), de viagem (67,6%), do governo (63%), de varejo (57,9%) e de tecnologia (56%).

A procura pelo Internet Banking reflete – e é comprovada – também no número de fintechs no Brasil, que, segundo pesquisa da consultoria para negócios Distrito, alcança hoje 1.289, número pouco maior que 300 em 2015. Com esse crescimento constante, o setor já recebeu US$ 1,12 bilhão de investimentos apenas nos três primeiros meses de 2022.

Internet Banking é prioridade

A modernização do setor está muito conectada às exigências do público por um baixo time-to-market, ou seja, ao quanto as pessoas têm uma alta expectativa em receber um resultado pouco tempo após sua demanda, o que também passa por uma diminuição na burocracia ainda presente em muitas operações do mercado.Outra pesquisa, realizada pela Fiserv, afirma que a possibilidade de interagir com uma instituição financeira por meio de um celular ou computador é, hoje, o fator mais decisivo na escolha dessa instituição (indicado por 28% dos entrevistados), seguido pela não cobrança de tarifas ou baixas taxas de serviço (18%). 70% dos entrevistados disseram ainda mudar de instituição financeira caso ela não entregue uma boa interação online.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!