Pix já transacionou mais de R$1,6 trilhão após 1 ano de lançamento

Compartilhar

|

Pix é o pagamento instantâneo, tecnologia criada pelo Banco Central e em atuação no mercado desde 16 de novembro de 2020. Com o objetivo de facilitar transferências e pagamentos, o Pix completa 1 ano de lançamento e já conta com mais de 133 milhões de chaves de acesso cadastradas entre contas de pessoas físicas e pessoas jurídicas.

O novo meio revolucionou a rotina de milhares de brasileiros, já que possibilita a transferência em qualquer dia e hora, sem a necessidade de pagamento de taxas, inclusive para transferências entre contas de diferentes bancos, como acontecia com DOC e TED.

Por meio do Pix e do Open Banking, o país vive uma reconfiguração do sistema financeiro, com novidades que se adequam às necessidades atuais dos usuários e que ingressam de forma suplementar aos meios digitais em crescimento por todo o mundo.

A importância e a popularização do Pix ganharam ainda mais força em meio ao cenário de pandemia que o Brasil viveu ao longo deste ano. Com o novo meio de pagamento possibilitado 24 horas por dia, os usuários aderiram ao modelo rapidamente, gerando mais de R$1,6 trilhão transacionados. Ainda mais por estar presente nos aplicativos das principais instituições financeiras, inclusive por meio da API disponibilizada pela Celcoin.

Buscando cada vez mais agilidade para este meio de pagamento instantâneo, o Banco Central continua a primar por atualizações que visem um uso ainda mais completo do Pix. A segurança também é um dos principais focos do Banco Central, por isso algumas novas diretrizes já estão sendo implementadas para este objetivo.

O Pix também já está presente na 3ª fase de implementação do Open Banking. Com a inserção dos serviços de iniciadores de pagamentos, os usuários poderão realizar pagamentos por meio do Pix sem sequer acessar o aplicativo do seu respectivo banco, efetuando toda a jornada na própria plataforma de compra, por meio do compartilhamento autorizado dos dados.

As facilidades do Pix trouxeram novas oportunidades a cidadãos e empreendedores, que em breve poderão contar com os desdobramentos da tecnologia mediante a implementação do Open Banking, como o Saque Pix e o Troco Pix, que devem estar disponíveis até o final de 2021.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time