Brasileiros querem saber mais sobre Open Banking | News Celcoin

Brasileiros querem saber mais sobre Open Banking

O brasileiro ainda precisa entender o que é o Open Banking e como a mudança para um sistema financeiro aberto pode trazer vantagens, como produtos personalizados e mais democráticos. Apesar de a maioria dos brasileiros desconhecer como funciona o Open Banking, há uma disposição para a saber mais sobre o tema. Esses foram dados revelados pelo Radar Febraban 2021 (Expectativa dos Consumidores), que entrevistou três mil pessoas acima de 18 anos nas cinco regiões do país, entre 18 e 25 de junho.

A pesquisa, realizada trimestralmente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), incluiu pela primeira vez o tema Open Banking e o Sistema Financeiro Aberto. Embora ainda desconhecidos para 57% dos entrevistados, os temas despertaram curiosidade entre os participantes da pesquisa.

Ao saberem que o Open Banking é “um sistema em que a pessoa autoriza o compartilhamento dos seus dados e seu histórico financeiro entre bancos que desejar, de forma que o setor bancário possa conhecer o perfil do cliente e oferecer-lhes novos produtos e serviços mais personalizados”, 45% dos entrevistados apresentaram uma percepção positiva sobre o conceito. Para 28%, o Open Banking não é nem negativo nem positivo. E 20% manifestaram opinião negativa sobre o assunto.

Entre o público masculino, o Open Banking desperta mais interesse e tem mais chance de adesão. No total de participantes do gênero masculino, 50% manifestaram uma opinião mais positiva sobre o Open Banking, principalmente os mais jovens (49%), com maior grau de instrução (46%) e renda mais elevada (47%).

Na análise por regiões, os entrevistados do Sudeste e Sul mostraram mais intimidade com o conceito de Open Banking. Houve ainda uma mudança na percepção dos entrevistados após serem informados que, no ambiente Open Banking, o cliente de instituições financeiras pode autorizar o compartilhamento de dados e histórico de operações financeiras entre bancos e ter acesso a serviços mais personalizados.

Cientes das informações sobre o Open Banking, 51% dos entrevistados da região Norte disseram que a iniciativa é positiva. Entre os entrevistados da região Centro Oeste, 49% manifestaram percepção positiva após conhecerem detalhes sobre o funcionamento do Open Banking. Nas duas regiões, a percepção positiva ficou acima do total da amostra (45%) após esses esclarecimentos.

O Radar Febraban 2021 (Expectativa dos Consumidores) é mais uma iniciativa da Federação para estreitar o diálogo do setor bancário com a população brasileira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!