Open Banking é visto como movimento positivo pelos brasileiros

Compartilhar

|

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, foi implementado em fevereiro de 2021 e já está em sua 4ª fase, apresentando dados relevantes em relação à aceitação do modelo pelos consumidores do país.

De acordo com o levantamento feito pela Axway, 79% dos brasileiros acreditam que o Open Banking é um movimento positivo no setor financeiro. A pesquisa ouviu cerca de mil pessoas no país e revelou que 46,3% sabem o que é, enquanto 46% já ouviram falar, mas ainda não sabem exatamente que é o modelo, e somente 7,7% nunca ouviram falar a respeito.

“O levantamento mostra que, ao compreenderem o que é o Open Banking, os brasileiros são receptivos à novidade e detectam quais as principais vantagens que podem obter com o sistema.”

afirma Claudio Maia, líder de Open Banking da Axway na América Latina.

Ainda de acordo com o levantamento, 59,3% dos consumidores acreditam que a grande vantagem do Open Banking são os serviços de pagamento online facilitados, como a criação do Pix, já 56,4% acreditam na maior facilidade para comparar ofertas entre seu banco com outros bancos.

Outros pontos positivos relatados pelos brasileiros foram a facilidade para comparar serviços financeiros e alternar entre eles (56%); maior facilidade para obter empréstimos (33,9%) e o fato de que seus bancos não oferecem todos os serviços financeiros que o Open Banking pode fornecer (18,3%).

Entretanto, mesmo com uma avaliação positiva dos consumidores, ainda há preocupações em relação às mudanças, principalmente quando o assunto é segurança de dados. Ao abordar os motivos pelos quais o Open Banking não seria positivo, a pesquisa mostra que 54,4% afirmaram que se preocupam em não ter controle sobre quem tem acesso às suas informações e 46% dizem que se preocupam que os aplicativos financeiros monitorem continuamente suas atividades financeiras.

“Vemos que a segurança e a privacidade ainda são preocupações dos consumidores. Por isso, o Banco Central determina que o compartilhamento dos dados ocorra apenas com o consentimento do usuário, que pode revogar essa autorização a qualquer momento”

explica Claudio Maia.

Em meio ao crescimento e consolidação do Open Banking, a Celcoin, como pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, oferece soluções em API de Open Banking, Pagamentos de contas, Pix Cash-Out, além de diversas outras soluções que permitem a empresas de diferentes áreas poderem atuar de maneira mais dinâmica e menos burocrática no setor financeiro.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time