Open Investment surge em dezembro para agilizar rotina de investidores

Compartilhar

|

Em sua última etapa de implementação, o modelo Open Banking, criado pelo Banco Central, iniciou o compartilhamento de dados financeiros como informações de seguros, operações de câmbio, previdência complementar aberta, contas-salário e investimentos.

Dessa maneira, essa etapa do Open Banking amplia ainda mais as possibilidades de inovação na criação de novas soluções de produtos e serviços financeiros, de forma ainda mais personalizada, integrada e acessível.

Ao falarmos de compartilhamento de dados a respeito do setor de investimentos, estamos falando do Open Investment, que surge para agilizar a rotina dos investidores, possibilitando que esses usuários visualizem o portfólio de produtos em um único canal e ampliando o poder do cliente em relação a negociações e taxas.

Com a inclusão do Open Investment e do Open Insurance ao Open Banking, o Banco Central deu início ao Open Finance, um modelo mais abrangente, que busca levar ainda mais dinamismo ao setor financeiro.

Com implementação gradativa, o calendário do Banco Central estipulou que os participantes do Open Banking compartilhassem dados de serviços de investimentos a partir deste último dia 15 de dezembro. Já a partir de 31 de maio de 2022, são os clientes que poderão autorizar o compartilhamento de seus dados de investimentos.

Confira abaixo os produtos financeiros incluídos nessa fase do Open Banking:

1.       Certificado de Depósito Bancário (CDB);

2.       Recibo de Depósito Bancário (RDB);

3.       Letras de Crédito Imobiliário (LCI);

4.       Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);

5.       Cotas de fundos de investimento;

6.       Títulos públicos federais disponibilizados pelo Tesouro Direto;

7.       Ações;

8.       Cotas de fundos de índices listados em bolsa de valores;

9.       Debêntures;

10.   Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);

11.   Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

A participação competitiva dos participantes no cenário do Open Finance só é possível com o uso das tecnologias em APIs, garantindo diversificação de ofertas, novas possibilidades de negócios e segurança de dados. Rumo à democratização do sistema financeiro, a Celcoin já disponibiliza APIs em Open Banking para 190 clientes entre bancos digitais, fintechs e empresas.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time