Celcoin News - Open Investment tem início em dezembro

Open Investment surge em dezembro para agilizar rotina de investidores

Em sua última etapa de implementação, o modelo Open Banking, criado pelo Banco Central, iniciou o compartilhamento de dados financeiros como informações de seguros, operações de câmbio, previdência complementar aberta, contas-salário e investimentos.

Dessa maneira, essa etapa do Open Banking amplia ainda mais as possibilidades de inovação na criação de novas soluções de produtos e serviços financeiros, de forma ainda mais personalizada, integrada e acessível.

Ao falarmos de compartilhamento de dados a respeito do setor de investimentos, estamos falando do Open Investment, que surge para agilizar a rotina dos investidores, possibilitando que esses usuários visualizem o portfólio de produtos em um único canal e ampliando o poder do cliente em relação a negociações e taxas.

Com a inclusão do Open Investment e do Open Insurance ao Open Banking, o Banco Central deu início ao Open Finance, um modelo mais abrangente, que busca levar ainda mais dinamismo ao setor financeiro.

Com implementação gradativa, o calendário do Banco Central estipulou que os participantes do Open Banking compartilhassem dados de serviços de investimentos a partir deste último dia 15 de dezembro. Já a partir de 31 de maio de 2022, são os clientes que poderão autorizar o compartilhamento de seus dados de investimentos.

Confira abaixo os produtos financeiros incluídos nessa fase do Open Banking:

1.       Certificado de Depósito Bancário (CDB);

2.       Recibo de Depósito Bancário (RDB);

3.       Letras de Crédito Imobiliário (LCI);

4.       Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);

5.       Cotas de fundos de investimento;

6.       Títulos públicos federais disponibilizados pelo Tesouro Direto;

7.       Ações;

8.       Cotas de fundos de índices listados em bolsa de valores;

9.       Debêntures;

10.   Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);

11.   Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

A participação competitiva dos participantes no cenário do Open Finance só é possível com o uso das tecnologias em APIs, garantindo diversificação de ofertas, novas possibilidades de negócios e segurança de dados. Rumo à democratização do sistema financeiro, a Celcoin já disponibiliza APIs em Open Banking para 190 clientes entre bancos digitais, fintechs e empresas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!