Open Insurance: o compartilhamento de dados no setor de seguros

Compartilhar

|

Com o novo modelo do Open Banking, desenvolvido pelo Banco Central e já em fase de implementação no Brasil, surgiu também o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, criado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Na era digital em que vivemos, os dados são o grande ouro do mercado. Buscando novas possibilidades de oportunidades de negócios no ambiente financeiro, diversos setores têm dedicado esforços em tecnologias e conceitos que possam agregar valor a empresas e clientes.

O Open Insurance prevê simplificar o complexo mercado dos seguros, possibilitando que serviços como previdência complementar, seguros e capitalização sejam ofertados de maneira personalizada por meio do compartilhamento de informações entre os participantes autorizados pela Susep.

A integração dos sistemas de informação, operacionalização e padronização são regulamentados pelo Sistema de Seguros Aberto, permitindo que seguradoras tenham mais facilidade no desenvolvimento e oferta de seus serviços e produtos ao mercado.

O Open Insurance, assim como o Open Banking, será dividido em fases, em parte simultâneas, garantindo segurança e organização às instituições participantes.

Confira o cronograma de implementação do Open Insurance:

Fase I:

Open Data (dez/2021 a jun/2022)

Apresentação dos canais de atendimento e produtos disponíveis.

Fase II:

Compartilhamento de dados pessoais (set/2022 a jun/2023)

Cadastro de clientes e participantes, movimentação de clientes e registro de dispositivos eletrônicos.

Fase III:

Efetivação de serviços (dez/2022 a jun/2023)

Acessos, modificações, resgate e portabilidade entre outros.

O compartilhamento dos dados e todas as futuras operações só ocorrerão por meio da prévia autorização do uso das informações pelo proprietário, ou seja, o cliente final.

O objetivo é que o Open Banking e o Open Insurance sejam sistemas integrados de operações, possibilitando ainda mais oportunidades de mercado e mais opções personalizadas aos milhões de brasileiros.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time