Open Finance News - Open Insurance e o setor de seguros

Open Insurance: o compartilhamento de dados no setor de seguros

Com o novo modelo do Open Banking, desenvolvido pelo Banco Central e já em fase de implementação no Brasil, surgiu também o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, criado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Na era digital em que vivemos, os dados são o grande ouro do mercado. Buscando novas possibilidades de oportunidades de negócios no ambiente financeiro, diversos setores têm dedicado esforços em tecnologias e conceitos que possam agregar valor a empresas e clientes.

O Open Insurance prevê simplificar o complexo mercado dos seguros, possibilitando que serviços como previdência complementar, seguros e capitalização sejam ofertados de maneira personalizada por meio do compartilhamento de informações entre os participantes autorizados pela Susep.

A integração dos sistemas de informação, operacionalização e padronização são regulamentados pelo Sistema de Seguros Aberto, permitindo que seguradoras tenham mais facilidade no desenvolvimento e oferta de seus serviços e produtos ao mercado.

O Open Insurance, assim como o Open Banking, será dividido em fases, em parte simultâneas, garantindo segurança e organização às instituições participantes.

Confira o cronograma de implementação do Open Insurance:

Fase I:

Open Data (dez/2021 a jun/2022)

Apresentação dos canais de atendimento e produtos disponíveis.

Fase II:

Compartilhamento de dados pessoais (set/2022 a jun/2023)

Cadastro de clientes e participantes, movimentação de clientes e registro de dispositivos eletrônicos.

Fase III:

Efetivação de serviços (dez/2022 a jun/2023)

Acessos, modificações, resgate e portabilidade entre outros.

O compartilhamento dos dados e todas as futuras operações só ocorrerão por meio da prévia autorização do uso das informações pelo proprietário, ou seja, o cliente final.

O objetivo é que o Open Banking e o Open Insurance sejam sistemas integrados de operações, possibilitando ainda mais oportunidades de mercado e mais opções personalizadas aos milhões de brasileiros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!