Open Finance News - Viabilidade de acesso à população desbancarizada

Open Finance democratiza acesso à população desbancarizada

O Open Finance é uma evolução do modelo Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, que foi desenvolvido pelo Banco Central e já está em sua 3ª fase de implementação no Brasil. Por meio do compartilhamento de dados autorizados pelo cliente, as instituições financeiras têm acesso a informações relevantes para criarem e ofertarem produtos personalizados ao consumidor.

Devido a diversos fatores relacionados a economia, conexão e extensão territorial, muitos brasileiros ainda não têm acesso aos serviços das instituições financeiras. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, cerca de 34 milhões de brasileiros (21% da população do país) não possuem conta bancária ou a usam pouco.

Em meio a essa realidade, o Open Finance vem para estimular uma transformação digital no Brasil. Com previsão de implementação total até setembro de 2022, as novas tecnologias financeiras devem modificar o cenário atual e a forma que os desbancarizados interagem com o sistema financeiro, além de trazer novas possibilidades à parcela já bancarizada da população.

Algumas mudanças no ecossistema financeiro já são perceptíveis. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2020 as transações via mobile e internet chegaram a mais de 70% das operações totais. Já o Pix, lançado em novembro de 2020, alcançou, após 1 ano de implementação, mais de 133 milhões de chaves cadastradas, o que demonstra o interesse dos brasileiros pelos serviços digitais financeiros.

As tecnologias desenvolvidas por meio do Open Finance possibilitarão que os players inovem no mercado, gerando mais competitividade entre as instituições e consequentemente novas possibilidades de entrada dos desbancarizados ao sistema

Além de conexões por meio das APIs, com a Inteligência Artificial, bancos e fintechs poderão otimizar o uso de dados para tomada de decisões, criando produtos e serviços hiperpersonalizados, além de gerar ainda mais segurança nas operações com análises anti-fraude.

Visando conectar instituições a clientes em meio ao contexto do Open Finance, a Celcoin disponibiliza ao mercado tecnologias de API para integração de Redes Físicas, Open Banking e Transações, transformando centenas de empresas no centro da vida financeira de milhões de clientes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!