Banco Central cria ferramenta de compartilhamento de dados para crédito rural

Compartilhar

|

O compartilhamento de dados financeiros e bancários já é uma realidade por meio do Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto. No entanto, buscando aumentar as possibilidades de negócios, concorrência e ofertas, o Banco Central irá lançar também uma ferramenta para compartilhamento de dados para o crédito rural.

A partir de maio, será permitido o compartilhamento de dados das operações de crédito rural, desde que autorizados pelos beneficiários do crédito, assim como já acontece no Open Finance.

A resolução foi aprovada pelo Banco Central com o propósito ampliar as fontes de recursos financeiros para os produtores rurais, aprimorando os produtos e serviços financeiros disponibilizados.

“É fundamental que as bases de dados sob administração do Estado sejam abertas, respeitados os contornos legais. Essas informações são valiosíssimas para a formação do mercado de crédito e esperamos que essa importante iniciativa do BC surta o efeito esperado e necessário”

Comenta Angelo Mazzillo, diretor adjunto da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A expectativa é que a partir da ampliação do acesso a esses dados, associadas ao perfil do produtor e de suas atividades, tanto o sistema financeiro quanto outros fornecedores como o mercado de capitais, ofereçam melhores condições às necessidades dos produtores rurais.

O compartilhamento de informações será realizado no Sistema de Registros das Operações de Crédito Rural (Sicor), pelo próprio Banco Central, por meio do cadastro dos beneficiários de crédito rural e dos terceiros interessados em acessar dados das operações. Aos terceiros interessados será concedido acesso apenas se houver consentimento prévio por parte dos titulares.

As informações disponibilizadas no sistema poderão ser acessadas pelos seguintes tipos de empresas:

  • bancos e demais instituições financeiras, como cooperativas de crédito;
  • fornecedores de funding (empresas que captam recursos financeiros);
  • mercado de capitais (empresas que atuam no mercado de ações e derivativos);
  • agências de classificação de risco;
  • empresas de auditoria;
  • certificadoras.

Assim como no Open Finance, a transparência de dados e informações compartilhadas pelo usuário irá contribuir para uma oferta de crédito com juros mais baixos, melhores condições, adequação às necessidades e aos perfis dos produtores rurais, diminuindo a desigualdade de informações no crédito rural.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time