Open Finance agora permite marketplaces de crédito

Compartilhar

|

O Open Finance teve seu início em dezembro de 2021, surgindo como a fase 4 do modelo de Open Banking, também chamado Sistema Financeiro Aberto. Agora, já lança mais novidades sobre compartilhamento de dados.

Na última terça-feira (22), o Banco Central (BC) mudou as regras do Open Finance, possibilitando a criação de correspondentes bancários digitais para atuarem como “marketplaces” de crédito, ou seja, para receberem ofertas de financiamentos e empréstimos de várias instituições em uma única interface, por exemplo, em um aplicativo.

O objetivo é que, com o compartilhamento de dados dos clientes após a autorização do usuário, os empréstimos tenham melhores condições e fiquem mais baratos para aquisição.

“As novas regras permitem o surgimento de correspondentes em todo o país com atuação no modelo ‘marketplace’. Serão várias instituições contratantes, facilitando uma oferta de crédito mais ágil e adequada

apontou o Banco Central em nota

Inicialmente, somente propostas de crédito pessoal (sem consignação ou garantia) poderão ser encaminhadas pelo Open Finance. A resolução aprovada pelo BC prevê alguns princípios para o encaminhamento dessas propostas. A primeira é a assertividade e personalização, seguida de transparência na solicitação e contratação do empréstimo, possibilidade de comparação de propostas e experiência “ágil e conveniente” para o cliente final.

“As instituições financeiras contratantes obrigadas a participar deverão disponibilizar interfaces dedicadas para comunicação com seus correspondentes, a serem implementadas de acordo com padronização tecnológica a serem aprovadas. O uso dessas interfaces será opcional para os correspondentes no país contratados, sem impacto imediato para os contratos em vigor.”

ressaltou o Banco Central

O encaminhamento de proposta de crédito por meio do Open Finance começará a funcionar a partir do dia 30 deste mês e será possível que clientes solicitem propostas de crédito a várias instituições financeiras ao mesmo tempo e em um mesmo ambiente.

Ainda segundo o Banco Central, o objetivo é que, com o passar do tempo, novos produtos sejam incluídos no escopo do Open Finance, possibilitando ainda mais negócios e ampliando a atuação de instituições no setor financeiro.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time