Celcoin News - Open Finance agora permite marketplaces de crédito

Open Finance agora permite marketplaces de crédito

O Open Finance teve seu início em dezembro de 2021, surgindo como a fase 4 do modelo de Open Banking, também chamado Sistema Financeiro Aberto. Agora, já lança mais novidades sobre compartilhamento de dados.

Na última terça-feira (22), o Banco Central (BC) mudou as regras do Open Finance, possibilitando a criação de correspondentes bancários digitais para atuarem como “marketplaces” de crédito, ou seja, para receberem ofertas de financiamentos e empréstimos de várias instituições em uma única interface, por exemplo, em um aplicativo.

O objetivo é que, com o compartilhamento de dados dos clientes após a autorização do usuário, os empréstimos tenham melhores condições e fiquem mais baratos para aquisição.

“As novas regras permitem o surgimento de correspondentes em todo o país com atuação no modelo ‘marketplace’. Serão várias instituições contratantes, facilitando uma oferta de crédito mais ágil e adequada”

apontou o Banco Central em nota

Inicialmente, somente propostas de crédito pessoal (sem consignação ou garantia) poderão ser encaminhadas pelo Open Finance. A resolução aprovada pelo BC prevê alguns princípios para o encaminhamento dessas propostas. A primeira é a assertividade e personalização, seguida de transparência na solicitação e contratação do empréstimo, possibilidade de comparação de propostas e experiência “ágil e conveniente” para o cliente final.

“As instituições financeiras contratantes obrigadas a participar deverão disponibilizar interfaces dedicadas para comunicação com seus correspondentes, a serem implementadas de acordo com padronização tecnológica a serem aprovadas. O uso dessas interfaces será opcional para os correspondentes no país contratados, sem impacto imediato para os contratos em vigor.”

ressaltou o Banco Central

O encaminhamento de proposta de crédito por meio do Open Finance começará a funcionar a partir do dia 30 deste mês e será possível que clientes solicitem propostas de crédito a várias instituições financeiras ao mesmo tempo e em um mesmo ambiente.

Ainda segundo o Banco Central, o objetivo é que, com o passar do tempo, novos produtos sejam incluídos no escopo do Open Finance, possibilitando ainda mais negócios e ampliando a atuação de instituições no setor financeiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!