Open Finance News - Vendas virtuais com Pix na 3ª fase do Open Banking

3ª fase do Open Banking simplificará fluxo em vendas virtuais

O Pix é o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. O modelo foi lançado em novembro de 2020 e já possui mais de 300 milhões de chaves cadastradas, sendo o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Um dos fatores que gerou o sucesso do Pix foi a gratuidade do serviço. Com ele, independentemente do banco utilizado, o usuário pode efetuar uma transferência de qualquer valor sem pagar nenhuma taxa. Além disso, o meio também permite transferências em qualquer dia da semana e horário, o que facilita a rotina de milhares de pessoas.

Com o início da 3ª fase do Open Banking, que visa a entrada gradual dos participantes de diversos modelos de pagamento, as transações via Pix devem se tornar ainda mais utilizadas pelos brasileiros.

A 3ª fase será subdividida em etapas e deve ser finalizada somente em 2022:

29/10/21 – Pagamento com Pix 

15/02/22 – Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição

30/06/22 – Pagamento de boletos 

30/09/22 – Pagamentos com débito em conta 

Uma das facilidades geradas pelo Pix no ambiente do Open Banking será a facilitação das vendas em lojas virtuais. Com a convergência de informações e sistemas, os e-commerces poderão disponibilizar o pagamento pelo Pix, transformando a experiência do cliente.

Por meio do ITP (Iniciador de Transação de Pagamento), o consumidor poderá efetuar o pagamento sem necessariamente precisar sair do site e iniciar o app do banco. Nem mesmo gerar um QR Code.

Ao ingressar no site e começar a compra, o cliente deverá autorizar a iniciação com Pix, assim ele será automaticamente direcionado para a página da instituição de pagamento em que possui conta e efetuará o pagamento.

Com essa nova possibilidade, as etapas de compra serão reduzidas, gerando mais facilidade e rapidez para o consumidor e benefícios para a empresa, já que o pagamento do produto será feito de imediato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!