3ª fase do Open Banking simplificará fluxo em vendas virtuais

Compartilhar

|

O Pix é o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. O modelo foi lançado em novembro de 2020 e já possui mais de 300 milhões de chaves cadastradas, sendo o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Um dos fatores que gerou o sucesso do Pix foi a gratuidade do serviço. Com ele, independentemente do banco utilizado, o usuário pode efetuar uma transferência de qualquer valor sem pagar nenhuma taxa. Além disso, o meio também permite transferências em qualquer dia da semana e horário, o que facilita a rotina de milhares de pessoas.

Com o início da 3ª fase do Open Banking, que visa a entrada gradual dos participantes de diversos modelos de pagamento, as transações via Pix devem se tornar ainda mais utilizadas pelos brasileiros.

A 3ª fase será subdividida em etapas e deve ser finalizada somente em 2022:

29/10/21 – Pagamento com Pix 

15/02/22 – Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição

30/06/22 – Pagamento de boletos 

30/09/22 – Pagamentos com débito em conta 

Uma das facilidades geradas pelo Pix no ambiente do Open Banking será a facilitação das vendas em lojas virtuais. Com a convergência de informações e sistemas, os e-commerces poderão disponibilizar o pagamento pelo Pix, transformando a experiência do cliente.

Por meio do ITP (Iniciador de Transação de Pagamento), o consumidor poderá efetuar o pagamento sem necessariamente precisar sair do site e iniciar o app do banco. Nem mesmo gerar um QR Code.

Ao ingressar no site e começar a compra, o cliente deverá autorizar a iniciação com Pix, assim ele será automaticamente direcionado para a página da instituição de pagamento em que possui conta e efetuará o pagamento.

Com essa nova possibilidade, as etapas de compra serão reduzidas, gerando mais facilidade e rapidez para o consumidor e benefícios para a empresa, já que o pagamento do produto será feito de imediato.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time