Open Banking é visto como positivo pelos brasileiros

Open Banking é visto como movimento positivo pelos brasileiros

Open Banking Celcoin

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, foi implementado em fevereiro de 2021 e já está em sua 4ª fase, apresentando dados relevantes em relação à aceitação do modelo pelos consumidores do país.

De acordo com o levantamento feito pela Axway, 79% dos brasileiros acreditam que o Open Banking é um movimento positivo no setor financeiro. A pesquisa ouviu cerca de mil pessoas no país e revelou que 46,3% sabem o que é, enquanto 46% já ouviram falar, mas ainda não sabem exatamente que é o modelo, e somente 7,7% nunca ouviram falar a respeito.

“O levantamento mostra que, ao compreenderem o que é o Open Banking, os brasileiros são receptivos à novidade e detectam quais as principais vantagens que podem obter com o sistema.”

afirma Claudio Maia, líder de Open Banking da Axway na América Latina.

Ainda de acordo com o levantamento, 59,3% dos consumidores acreditam que a grande vantagem do Open Banking são os serviços de pagamento online facilitados, como a criação do Pix, já 56,4% acreditam na maior facilidade para comparar ofertas entre seu banco com outros bancos.

Outros pontos positivos relatados pelos brasileiros foram a facilidade para comparar serviços financeiros e alternar entre eles (56%); maior facilidade para obter empréstimos (33,9%) e o fato de que seus bancos não oferecem todos os serviços financeiros que o Open Banking pode fornecer (18,3%).

Entretanto, mesmo com uma avaliação positiva dos consumidores, ainda há preocupações em relação às mudanças, principalmente quando o assunto é segurança de dados. Ao abordar os motivos pelos quais o Open Banking não seria positivo, a pesquisa mostra que 54,4% afirmaram que se preocupam em não ter controle sobre quem tem acesso às suas informações e 46% dizem que se preocupam que os aplicativos financeiros monitorem continuamente suas atividades financeiras.

“Vemos que a segurança e a privacidade ainda são preocupações dos consumidores. Por isso, o Banco Central determina que o compartilhamento dos dados ocorra apenas com o consentimento do usuário, que pode revogar essa autorização a qualquer momento”

explica Claudio Maia.

Em meio ao crescimento e consolidação do Open Banking, a Celcoin, como pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, oferece soluções em API de Open Banking, Pagamentos de contas, Pix Cash-Out, além de diversas outras soluções que permitem a empresas de diferentes áreas poderem atuar de maneira mais dinâmica e menos burocrática no setor financeiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!