Interesse nos serviços de Open Banking cresce de acordo com a renda

Compartilhar

|

Em sua 3ª fase de implementação no Brasil, o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, já é agora um conceito mais difundido na sociedade, trazendo assim um breve entendimento das novas possibilidades de produtos e serviços tanto para as instituições quanto para os clientes finais.

Em pesquisa realizada pelo instituto Ipsos e a empresa TecBan, foi feito um levantamento sobre o interesse dos brasileiros a respeito do Open Banking. O estudo tem como objetivo conhecer a percepção do conceito do Sistema Aberto pelos brasileiros e entender comportamentos. A pesquisa contou com a participação de 1.000 entrevistados de todo o Brasil (classes A, B e C, que possuem acesso à internet).

De acordo com os dados obtidos, o interesse pelos serviços do Open Banking está diretamente relacionado à renda familiar do brasileiro. Dentre os participantes com renda maior de 5 salários mínimos, 39% são os mais interessados no Sistema Financeiro Aberto. Já os com renda de até 1 salário mínimo, somente 20% se dizem interessados no modelo.

Já em relação às facilidades na rotina financeira criadas pelo surgimento do Open Banking, apenas 31% daqueles de menor renda acreditam nas novas possibilidades, enquanto 48% com orçamento maior concordam totalmente.

O ponto alto da pesquisa, que aponta um grande sucesso para o Open Banking futuramente, foi a aceitação de 52% dos entrevistados para o compartilhamento de dados no uso de novos produtos e serviços caso o banco em que possuem conta oferecessem serviços de Open Banking.

Com esses dados é possível inferir que o Open Banking ainda possui alguns desafios a serem enfrentados para garantir mais aderência e confiança dos consumidores, mas também apresenta uma oportunidade de crescimento para atender a parcelas da população com menor renda e aos desbancarizados, já que possibilita novos negócios e produtos personalizados às necessidades de cada perfil.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time