Open Finance News - Open Banking e renda familiar

Interesse nos serviços de Open Banking cresce de acordo com a renda

Em sua 3ª fase de implementação no Brasil, o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, já é agora um conceito mais difundido na sociedade, trazendo assim um breve entendimento das novas possibilidades de produtos e serviços tanto para as instituições quanto para os clientes finais.

Em pesquisa realizada pelo instituto Ipsos e a empresa TecBan, foi feito um levantamento sobre o interesse dos brasileiros a respeito do Open Banking. O estudo tem como objetivo conhecer a percepção do conceito do Sistema Aberto pelos brasileiros e entender comportamentos. A pesquisa contou com a participação de 1.000 entrevistados de todo o Brasil (classes A, B e C, que possuem acesso à internet).

De acordo com os dados obtidos, o interesse pelos serviços do Open Banking está diretamente relacionado à renda familiar do brasileiro. Dentre os participantes com renda maior de 5 salários mínimos, 39% são os mais interessados no Sistema Financeiro Aberto. Já os com renda de até 1 salário mínimo, somente 20% se dizem interessados no modelo.

Já em relação às facilidades na rotina financeira criadas pelo surgimento do Open Banking, apenas 31% daqueles de menor renda acreditam nas novas possibilidades, enquanto 48% com orçamento maior concordam totalmente.

O ponto alto da pesquisa, que aponta um grande sucesso para o Open Banking futuramente, foi a aceitação de 52% dos entrevistados para o compartilhamento de dados no uso de novos produtos e serviços caso o banco em que possuem conta oferecessem serviços de Open Banking.

Com esses dados é possível inferir que o Open Banking ainda possui alguns desafios a serem enfrentados para garantir mais aderência e confiança dos consumidores, mas também apresenta uma oportunidade de crescimento para atender a parcelas da população com menor renda e aos desbancarizados, já que possibilita novos negócios e produtos personalizados às necessidades de cada perfil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!