Pequenos empresários podem se beneficiar com o Open Banking

Compartilhar

|

O Open Banking, desenvolvido pelo Banco Central, surgiu como uma oportunidade de promover um sistema financeiro mais competitivo e inclusivo, gerando novos produtos e serviços por meio de tecnologias.

Em sua 4ª fase de implementação, o Open Banking permite o compartilhamento de dados financeiros do cliente, por meio de autorização, para que instituições financeiras possam gerar ofertas mais personalizadas às necessidades do cliente, criando também novos produtos e serviços para o mercado.

Além de gerar novas oportunidades para os grandes bancos, fintechs, clientes finais e até aos desbancarizados, o Open Banking também traz possibilidades para os PMEs (Pequenas e Médias Empresas), principalmente quando o assunto é crédito.

A aquisição de empréstimos por pequenos negócios pode ser um desafio enorme para esses empresários, que muitas vezes são mal avaliados pelos grandes bancos e impossibilitados de adquirir crédito ou, ainda, recebem ofertas com taxas muito elevadas. Mas, com o Open Banking, essa realidade deve mudar.

Com a transformação do cenário financeiro, surgirão novos players no mercado e consequentemente mais competitividade entre as ofertas. Nesse contexto, os PMEs terão mais oportunidades de compartilharem seus dados e demonstrarem informações importantes, como movimentação nos últimos meses, faturamento, saldo em conta e serviços que mais utilizam.

O Open Banking também permitirá o compartilhamento desses dados com empresas que não são de fato instituições financeiras, mas que ofertam serviços de interesse dos pequenos e médios empresários, possibilitando que esses tenham acesso a taxas e produtos que se adequem à realidade da empresa e que atendam aos planos de negócio do interessado.

Para trazer mais oportunidades ao mercado em meio a tantas mudanças, a Celcoin oferece soluções em APIs de Open Banking, multiplicando o acesso à infraestrutura de tecnologia financeira e bancária a cerca de 200 clientes e, assim, transacionando cerca de R$3bi mensalmente. Para saber mais sobre essas soluções da Celcoin, clique aqui.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time