Open Finance News - Open Banking também atingirá investimentos

Propostas personalizadas por meio do Open Banking também atingirão o mundo dos investimentos

Instaurado pelo Banco Central (BC), o Open Banking (ou Sistema Financeiro Aberto) está em implementação no Brasil desde o começo de 2021. O sistema tem como objetivo criar um novo modelo de relacionamento entre instituições financeiras e os diversos tipos de clientes, aumentando a competição entre os participantes e gerando uma melhor experiência na vida financeira dos brasileiros.

Atualmente o Open Banking está em sua 2ª fase, que busca o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários tradicionais como contas, pagamentos e crédito. Quando o cliente autoriza o uso dos seus dados, bancos e fintechs poderão oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu perfil, com custos mais acessíveis e de forma mais rápida.

Já a 3ª fase, que deve ter início no final de outubro, será desenvolvida para a iniciação de transações de pagamento e encaminhamento de propostas de operação de crédito. Mas a grande revolução para o mundo dos investidores surge na próxima etapa.

Com previsão de lançamento para 15 de dezembro de 2021, a 4ª fase, que muitos apontam como uma fase prática do Open Finance, promoverá o compartilhamento de informações a respeito de produtos de investimentos, seguros, câmbio, previdência, entre outros.

Abaixo, você confere os principais produtos do mercado financeiro que estarão presentes na 4ª fase:

– Certificado de Depósito Bancário (CDB);

– Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);

– Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA);

– Recibo de Depósito Bancário (RDB);

– Letras de Crédito Imobiliário (LCI);

– Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);

– Cotas de fundos de investimento;

– Títulos públicos federais disponibilizados pelo Tesouro Direto;

– Cotas de fundos de índices listados em bolsa de valores;

– Debêntures;

– Ações.

Ao analisar detalhadamente a carteira do cliente, instituições financeiras poderão ofertar propostas ainda mais personalizadas aos diversos tipos de investidores.

Com a consolidação do Open Banking ao final dessa fase, milhões de brasileiros terão acesso a opções mais completas de produtos e serviços financeiros, garantindo mais liberdade ao cliente, que agora poderá adquirir produtos em diferentes instituições.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!