Compartilhamento de dados deve promover mais oportunidades financeiras aos brasileiros

Compartilhar

|

Implementado este ano pelo Banco Central (BC), o Open Banking é um modelo já utilizado em países da Europa, Ásia e Oceania. Com o objetivo de trazer mais competitividade ao mercado, o Sistema Financeiro Aberto permite o compartilhamento de dados dos clientes entre diversas instituições financeiras.

O modelo será executado em 4 fases para garantir segurança a empresas e clientes. Atualmente, o Open Banking está na sua 2ª fase, que consiste no compartilhamento, autorizado pelo cliente, de dados cadastrais, informações sobre transações em contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados com bancos e fintechs participantes.

O Open Banking deve ser totalmente implementado no Brasil até o final de 2021, fase que contará com o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado.

Segundo especialistas do mercado financeiro, dentre algumas das vantagens proporcionadas pelo Open Banking, um dos grandes destaques está na facilidade para obtenção de crédito. A notícia é excelente tanto para os clientes quanto para o mercado.

Após uma retração de diversos setores da economia, a possibilidade de contratação de crédito por pessoas físicas ou pessoas jurídicas é um fator importante para a retomada das micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista, em agosto deste ano, 52% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) afirmaram que vão buscar financiamento para ajudar a conter os impactos da crise, e 20% responderam que estão avaliando a necessidade de contratar crédito. Mas uma das dificuldades na busca pelo crédito é o acesso restrito a esse serviço pelo “nome sujo” dos clientes.

No entanto, com a implementação do Open Banking no país, a aquisição de crédito deve se tornar menos burocrática. Segundo o Banco Central, a restrição ao crédito não faz parte da lista de dados que podem ser acessados pelos bancos. Dessa maneira, pessoas com restrições terão mais chances de conseguir crédito.

A aquisição de crédito pelos negativados só será possível porque o Open Banking, ao analisar detalhadamente a capacidade de pagamento do cliente, poderá aumentar as chances para a obtenção de vários produtos como cartão pré-pago, financiamento e diversos tipos de empréstimos.

Com o compartilhamento de dados e a maior competitividade entre as instituições, os brasileiros poderão usufruir de novos serviços e produtos que atenderão às suas necessidades e diferentes realidades, trazendo também novas oportunidades a bancos, fintechs e cooperativas de crédito.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time