Open Finance News - Open Banking e a obtenção de crédito

Compartilhamento de dados deve promover mais oportunidades financeiras aos brasileiros

Implementado este ano pelo Banco Central (BC), o Open Banking é um modelo já utilizado em países da Europa, Ásia e Oceania. Com o objetivo de trazer mais competitividade ao mercado, o Sistema Financeiro Aberto permite o compartilhamento de dados dos clientes entre diversas instituições financeiras.

O modelo será executado em 4 fases para garantir segurança a empresas e clientes. Atualmente, o Open Banking está na sua 2ª fase, que consiste no compartilhamento, autorizado pelo cliente, de dados cadastrais, informações sobre transações em contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados com bancos e fintechs participantes.

O Open Banking deve ser totalmente implementado no Brasil até o final de 2021, fase que contará com o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado.

Segundo especialistas do mercado financeiro, dentre algumas das vantagens proporcionadas pelo Open Banking, um dos grandes destaques está na facilidade para obtenção de crédito. A notícia é excelente tanto para os clientes quanto para o mercado.

Após uma retração de diversos setores da economia, a possibilidade de contratação de crédito por pessoas físicas ou pessoas jurídicas é um fator importante para a retomada das micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista, em agosto deste ano, 52% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) afirmaram que vão buscar financiamento para ajudar a conter os impactos da crise, e 20% responderam que estão avaliando a necessidade de contratar crédito. Mas uma das dificuldades na busca pelo crédito é o acesso restrito a esse serviço pelo “nome sujo” dos clientes.

No entanto, com a implementação do Open Banking no país, a aquisição de crédito deve se tornar menos burocrática. Segundo o Banco Central, a restrição ao crédito não faz parte da lista de dados que podem ser acessados pelos bancos. Dessa maneira, pessoas com restrições terão mais chances de conseguir crédito.

A aquisição de crédito pelos negativados só será possível porque o Open Banking, ao analisar detalhadamente a capacidade de pagamento do cliente, poderá aumentar as chances para a obtenção de vários produtos como cartão pré-pago, financiamento e diversos tipos de empréstimos.

Com o compartilhamento de dados e a maior competitividade entre as instituições, os brasileiros poderão usufruir de novos serviços e produtos que atenderão às suas necessidades e diferentes realidades, trazendo também novas oportunidades a bancos, fintechs e cooperativas de crédito.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!