Open Banking: 2ª fase - compartilhamento de dados e transações

Open Banking: 2ª fase – compartilhamento de dados e transações

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, permite que pessoas e empresas compartilhem suas informações e dados entre diferentes instituições financeiras por meio da integração de API’s. Além disso, a iniciativa promove o compartilhamento aberto de produtos, dados e serviços das instituições bancárias que participam da iniciativa.

Com isso, o Open Banking tem grande potencial de impacto no mercado, já que possibilita novos modelos de negócios e comercialização personalizada de produtos e serviços aos potenciais clientes.

A implementação desse sistema será realizada em quatro etapas, sendo que a primeira fase teve início em fevereiro de 2021, com a disponibilização das informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços das instituições financeiras participantes.

2ª fase: compartilhamento de dados e histórico de transações de clientes

A segunda fase de implementação do Open Banking é constituída pelo compartilhamento de dados e de histórico de transações dos clientes entre as instituições financeiras participantes.

Nessa etapa, o consumidor tem a opção de disponibilizar essas informações para diversos bancos e fintechs, que poderão ofertar serviços e produtos (apresentados na primeira fase) de acordo com as necessidades desse potencial cliente.

Um dos casos de uso mais interessantes e promissores será o de ofertas e criação de novos produtos voltados para o crédito. O cliente de uma instituição financeira que queira solicitar crédito para moradia, veículo ou outra finalidade vai poder compartilhar o seu histórico de anos nos pagamentos de contas e bom relacionamento com o mercado, para conseguir melhores taxas de juros.

Outra situação de uso altamente relevante é das empresas que já estão integradas aos ERPs (Enterprise Resource Planning – ou Sistemas de Gestão Empresarial) com bancos, escritórios de contabilidade e fornecedores, que poderão organizar lançamentos de títulos e boletos de arrecadação, pagamentos de contas, tomar empréstimos e negociar prazos de pagamento, além de aumentar ainda mais os controles contábeis, por meio de integrações com inúmeras instituições financeiras.

API’s de Open Banking

O Open Banking é um sistema que funciona de maneira integrada para o compartilhamento de dados, sendo fundamental a tecnologia de API’s especializadas nessas conexões.

Seguindo as tendências do mercado financeiro, a Celcoinpresta o serviço de integração e compartilhamento de dados para bancos e fintechs que visam o Open Banking, tanto para Doadores como para Receptores. A API de Open Banking da Celcoin trabalha com TLS VPN e controles rígidos de segurança, em conformidade com a LGPD e resolução Bacen 4658.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!