Celcoin News - Open Banking completa 1 ano de implementação

Open Banking completa 1 ano com milhões de compartilhamentos

Open Banking e novo Pix

O Open Banking, ou “Sistema Financeiro Aberto”, é um modelo financeiro implantado pioneiramente em 2018, na Inglaterra, e depois também adotado na Austrália e Singapura. No Brasil, teve início em fevereiro de 2021 e já conta com 231,1 milhões de interações por meio de APIs (Application Programming Interface).

A fase 1 foi composta pela participação das instituições, disponibilizando ao público informações padronizadas sobre seus canais de atendimento e as características dos seus produtos e serviços bancários.

Já a fase 2 trouxe para a rotina do modelo o tão conhecido compartilhamento autorizado de dados pelo cliente. A partir desse momento, os clientes puderam solicitar o compartilhamento entre instituições de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Sendo possível o cancelamento desta autorização a qualquer momento e em qualquer das instituições participantes.

A partir dessa fase, o Open Banking coloca em prática a oferta de produtos personalizada à necessidade do cliente, um dos seus principais benefícios, com um custo mais acessível e de maneira mais rápida. Além disso, com ele o ecossistema financeiro vive mais competitivo e pode inovar tecnologicamente.

Open Banking Fase 3 e Inclusão do Pix

A fase 4, última da implementação, transforma o Open Banking em Open Finance, levando as possibilidades de inovação para outros setores como seguros, previdência, investimentos e câmbio. Dessa forma, torna o ambiente ainda mais competitivo e traz oportunidades de negócios para empresas de setores que vão além do financeiro. Assim como nas outras fases, essa implementação é gradativa e será concluída em março de 2022.

Mesmo ainda em andamento, o Open Banking já demonstrou ser um modelo de grande sucesso e interesse de instituições e população. Com apenas 1 ano de implementação, conta com mais de 3,3 milhões de consentimentos para compartilhamento de dados. De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, a evolução do Open Banking no Brasil deverá inclusive ser mais rápida do que na Europa.

Em meio ao novo cenário financeiro que o Open Banking trouxe para o país, a Celcoin desenvolveu infraestruturas de tecnologias financeiras e bancárias para democratizar a participação de novos players no mercado. A fintech já atende mais de 200 clientes e transaciona cerca de R$3 bi mensalmente em sua plataforma.

Conheça as soluções que a Celcoin tem para a sua empresa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!