Celcoin News - Pix terá novidades em 2022

Banco Central inovará atuação do Pix no cenário do Open Banking

Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um meio de pagamento em tempo real que já conta com mais de 133 milhões de chaves de acesso cadastradas, entre contas de pessoas físicas e pessoas jurídicas, e transacionou cerca de R$1,6 trilhão desde o lançamento.

De acordo com o calendário estipulado pelo BC, novas alterações ocorrerão no Pix e também no Open Banking logo no início de 2022. Segundo os criadores do meio de pagamento, a ideia é inovar os serviços, gerando mais competitividade de mercado e facilitando a rotina dos consumidores.

Confira as novidades do Pix para o próximo ano:

Transações offlines e internacionais

Essas novidades não estavam previstas na agenda de implementação do Pix, mas foram divulgadas pelo Banco Central no evento de 1 ano de atuação deste meio de pagamento.

Detalhes do modo de operação ainda não foram disponibilizados pelo BC, mas o objetivo é ampliar a utilização do Pix para os ambientes que não tenham acesso à internet.

Já com as transações internacionais, o intuito é conectar o Pix aos sistemas de pagamentos fora do país, facilitando transações de valores ao exterior e compras internacionais.

Débito Automático

Buscando atender transações rotineiras como, por exemplo, pagamento de contas de água, energia e luz, a nova operação tem como objetivo possibilitar a programação de débito automático por meio do Pix.

Sendo assim, o cliente terá mais uma maneira de agendar o débito automático por meio do próprio app do banco. Vale ressaltar que essa novidade de operação ainda não tem data oficial de lançamento.

Nos últimos meses, o Banco Central já lançou novidades em relação ao Pix, como os limites de transações por questão de segurança e o Pix Saque e Pix Troco. Ainda de acordo com a instituição, novos serviços poderão surgir em relação ao meio de pagamento conforme o desenvolvimento e a atuação do Open Banking no mercado brasileiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!