Banco Central inovará atuação do Pix no cenário do Open Banking

Compartilhar

|

Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um meio de pagamento em tempo real que já conta com mais de 133 milhões de chaves de acesso cadastradas, entre contas de pessoas físicas e pessoas jurídicas, e transacionou cerca de R$1,6 trilhão desde o lançamento.

De acordo com o calendário estipulado pelo BC, novas alterações e novidades ocorrerão no Pix e também no Open Banking logo no início de 2022. Segundo os criadores do meio de pagamento, a ideia é inovar os serviços, gerando mais competitividade de mercado e facilitando a rotina dos consumidores.

Confira as novidades do Pix para o próximo ano:

Transações offlines e internacionais via Pix

Essas novidades não estavam previstas na agenda de implementação do Pix, mas foram divulgadas pelo Banco Central no evento de 1 ano de atuação deste meio de pagamento.

Detalhes do modo de operação ainda não foram disponibilizados pelo BC, mas o objetivo é ampliar a utilização do Pix para os ambientes que não tenham acesso à internet.

Já com as transações internacionais, o intuito é conectar o Pix aos sistemas de pagamentos fora do país, facilitando transações de valores ao exterior e compras internacionais.

Débito Automático por Pix

Buscando atender transações rotineiras como, por exemplo, pagamento de contas de água, energia e luz, a nova operação tem como objetivo possibilitar a programação de débito automático por meio do Pix.

Sendo assim, o cliente terá mais uma maneira de agendar o débito automático por meio do próprio app do banco. Vale ressaltar que essa novidade de operação ainda não tem data oficial de lançamento.

Nos últimos meses, o Banco Central já lançou novidades em relação ao Pix, como os limites de transações por questão de segurança e o Pix Saque e Pix Troco. Ainda de acordo com a instituição, novos serviços poderão surgir em relação ao meio de pagamento conforme o desenvolvimento e a atuação do Open Banking no mercado brasileiro.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time