Celcoin News - Meios digitais são o futuro do setor financeiro

Aumento de brasileiros com contas digitais mostra confiança nas fintechs

Há tempos, diversos setores percorrem uma corrida constante em meio ao grande cenário da nova era: o ambiente digital. Entre tantas novidades e transformações, o mercado financeiro também precisou se adequar à nova realidade virtual dos consumidores.

Implementado pelo Banco Central, em fevereiro de 2021, o Open Banking foi um grande diferencial no ingresso seguro e dinâmico das instituições financeiras neste mundo digital. Se antes de um cenário pandêmico a digitalização de serviços já era um propósito, após o lockdown ela se tornou ainda mais importante na rotina dos brasileiros.

De acordo com um levantamentoGlobal Digital Banking Index 2021”, entre 2018 e 2020 houve no Brasil um aumento de 73% no número de usuários de contas exclusivamente digitais. Ademais, 78% dos clientes de contas digitais declaram ter confiança para compartilhar seus dados com instituições financeiras.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil é destaque entre os mercados, totalizando 44% da sua população utilizando contas exclusivamente digitais, ocupando a terceira colocação no ranking. Em primeiro lugar está a Arábia Saudita (54%) e, em segundo, os Emirados Árabes Unidos (51%).

Publicada no último dia 28, a 4ª edição do Radar Febraban, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos, confirmou que as tecnologias devem dominar o mercado financeiro. O estudo constatou que, para o público consumidor a partir dos 60 anos, a confiança nas fintechs é de 31%. Já para os jovens, entre 18 e 24 anos, a aceitação salta para 80%.

Com o aumento da procura e do uso dos meios digitais no mercado financeiro, assim como da confiança nas fintechs, a tendência para os próximos anos é que os pagamentos digitais tenham um grande crescimento. De acordo com a pesquisa divulgada pela consultoria PwC, os pagamentos digitais devem aumentar cerca de 80% pelo mundo até 2025. O estudo também demonstrou que na América Latina o aumento deve ser de 52%.

Dentre as novas oportunidades mediante o crescimento do mercado financeiro no ambiente digital, as instituições e consumidores devem ficar atentos às novidades como Pix, carteiras digitais, Open Insurance, Open Investment, Open Health, entre muitas outras.

Buscando democratizar o sistema financeiro, a Celcoin disponibiliza, para inúmeras instituições, tecnologias em APIs que possibilitam que novos players possam ingressar no mercado. Em nossa plataforma, transacionamos mais de R$2 bi mensalmente e atingimos mais de 8 milhões de clientes finais. Conheça mais sobre nossas soluções clicando aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!