Aumento de brasileiros com contas digitais mostra confiança nas fintechs

Compartilhar

|

Há tempos, diversos setores percorrem uma corrida constante em meio ao grande cenário da nova era: o ambiente digital. Entre tantas novidades e transformações, o mercado financeiro também precisou se adequar à nova realidade virtual dos consumidores.

Implementado pelo Banco Central, em fevereiro de 2021, o Open Banking foi um grande diferencial no ingresso seguro e dinâmico das instituições financeiras neste mundo digital. Se antes de um cenário pandêmico a digitalização de serviços já era um propósito, após o lockdown ela se tornou ainda mais importante na rotina dos brasileiros.

De acordo com um levantamentoGlobal Digital Banking Index 2021”, entre 2018 e 2020 houve no Brasil um aumento de 73% no número de usuários de contas exclusivamente digitais. Ademais, 78% dos clientes de contas digitais declaram ter confiança para compartilhar seus dados com instituições financeiras.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil é destaque entre os mercados, totalizando 44% da sua população utilizando contas exclusivamente digitais, ocupando a terceira colocação no ranking. Em primeiro lugar está a Arábia Saudita (54%) e, em segundo, os Emirados Árabes Unidos (51%).

Publicada no último dia 28, a 4ª edição do Radar Febraban, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos, confirmou que as tecnologias devem dominar o mercado financeiro. O estudo constatou que, para o público consumidor a partir dos 60 anos, a confiança nas fintechs é de 31%. Já para os jovens, entre 18 e 24 anos, a aceitação salta para 80%.

Com o aumento da procura e do uso dos meios digitais no mercado financeiro, assim como da confiança nas fintechs, a tendência para os próximos anos é que os pagamentos digitais tenham um grande crescimento. De acordo com a pesquisa divulgada pela consultoria PwC, os pagamentos digitais devem aumentar cerca de 80% pelo mundo até 2025. O estudo também demonstrou que na América Latina o aumento deve ser de 52%.

Dentre as novas oportunidades mediante o crescimento do mercado financeiro no ambiente digital, as instituições e consumidores devem ficar atentos às novidades como Pix, carteiras digitais, Open Insurance, Open Investment, Open Health, entre muitas outras.

Buscando democratizar o sistema financeiro, a Celcoin disponibiliza, para inúmeras instituições, tecnologias em APIs que possibilitam que novos players possam ingressar no mercado. Em nossa plataforma, transacionamos mais de R$2 bi mensalmente e atingimos mais de 8 milhões de clientes finais. Conheça mais sobre nossas soluções clicando aqui.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time