Celcoin News - Iniciadores de pagamento aumentam atuação em 2022

Open Finance: Iniciadores de pagamento aumentam atuação em 2022

Reconhecido oficialmente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ao aprovar em 24 de março a Resolução Conjunta nº 4, o Open Finance avança no Brasil e abraça uma estratégia mais ampla de serviços financeiros e meios de pagamento. Um dos destaques é Fase 3, em vigor desde o fim de outubro de 2021, que foca na iniciação de pagamentos, o que inclui todas as transações com uso do Pix

Dados do Banco Central (BC) indicam que, no último trimestre de 2021, o número de transações via Pix suplantou as movimentações realizadas por cartão de crédito e débito. Foram cerca de 3,89 bilhões de transações por Pix nos últimos três meses de 2021, contra 3,85 bilhões em cartões de débito e 3,73 bilhões no crédito. Esse avanço exponencial do uso de Pix tem fomentado o crescimento do ecossistema de Iniciadores de Pagamento (IPs). 

O aumento da participação dos IPs nos meios de pagamento também é foco de uma análise da consultoria Teros, publicada em março. O estudo aponta o iniciador de pagamentos como “um novo agente para o sistema financeiro brasileiro que pode mudar o jogo, agregando novos players e gerando novas experiências de pagamento”.

Baseada em dados do Banco Central, a análise da Teros mostra que, entre 366 milhões de chamadas de APIS bem-sucedidas no Open Banking, realizadas entre março de 2021 e março de 2022, 87% foram registradas a partir de dezembro de 2021. Outro destaque do levantamento da Teros é o uso do Pix. 

A consultoria ressalta que a utilização do Pix é realidade em mais de seis milhões de empresas, e que 70% da população brasileira utilizam o Pix como meio de pagamento. “Segundo BC, 104,4 milhões de pessoas já pagaram ou receberam com o novo sistema”, destaca o estudo da Teros.

A Teros reforça o papel dos IPs, que podem ser atores fora do sistema financeiro, como uma empresa do varejo, por exemplo. O estudo destaca que a inclusão dos IPs resulta no aprimoramento da experiência do usuário; em redução dos intermediários; na diminuição de custos operacionais e financeiros com meios de pagamento e no aumento da competitividade.

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