Open Finance News - Conheça o conceito de Hiperpersonalização

Hiperpersonalização: o próximo nível do Customer Experience

O Customer Experience já se tornou uma tendência entre a maioria dos setores. Atender com eficácia e excelência o consumidor tem sido um dos novos desafios de muitas empresas, inclusive no âmbito financeiro. A experiência do cliente foi um dos temas debatidos no CIAB 2021, evento anual promovido pela FEBRABAN, que abordou também o conceito de hiperpersonalização.

A hiperpersonalização vai ao encontro da oferta de serviços e produtos já objetivada pelo Open Banking. A ideia é que o cliente possa ter acesso a soluções realmente úteis às suas necessidades de forma mais personalizada possível.

Com a tecnologia atual, informações instantâneas e infinitas possibilidades, a transformação e a evolução das empresas são fundamentais quando o assunto é competitividade de mercado. Ecossistemas inteligentes são as chaves para o sucesso de uma empresa nos dias atuais.

A hiperpersonalização é um diferencial no mercado, uma vez que o cliente, atualmente, busca não só por produtos ou serviços personalizados, mas também por um atendimento e um relacionamento mais profundo com a instituição. De acordo com pesquisas da Capgemini, o consumidor pode até pagar a mais pelo produto ou serviço se estreitar relações com as empresas por meio de um atendimento customizado.

Indo além do Customer Experience, a hiperpersonalização requer que as empresas se dediquem para conhecerem os seus clientes ao máximo, inclusive antecipando possíveis necessidades que esse consumidor venha a ter. Por meio da Ciência de Dados e IA, é possível que essas instituições criem experiências customizadas e dinâmicas, sem a necessidade de utilizar padrões já conhecidos e muitas vezes até mesmo redundantes.

Hiperpersonalização no setor financeiro

O conceito de alta personalização na oferta de produtos e serviços é uma grande oportunidade para o mercado financeiro brasileiro, que passa pela evolução do Open Banking. Com a análise dos dados compartilhados e inteligência tecnológica, é possível sair na frente entre os concorrentes.

Como no setor financeiro a oferta de serviços e crédito é desenvolvida de acordo com o histórico dos consumidores, ao cruzar informações e dados do cliente a empresa será capaz de trilhar um caminho de alta personalização e compreensão das necessidades desse consumidor. Serviços financeiros como financiamento, previdência, limites de crédito e taxas/juros podem ser moldados de acordo com as análises dos dados de determinado cliente.

Em meio a essa tendência, o maior desafio para as instituições financeiras está na organização para a análise dos dados e eficiência para torná-los realmente úteis na hora da oferta ao consumidor. A convergência de setores e equipes será fundamental para um verdadeiro conhecimento 360º dos clientes, produtos e serviços por meio das instituições financeiras, que devem atentar-se ao investimento em Inteligência Artificial e Data Mining.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!