Implementação da 4ª fase transforma Open Banking em Open Finance

Compartilhar

|

O Sistema Financeiro Aberto, mais comumente conhecido como Open Banking, teve seu início em fevereiro de 2021. Implementado pelo Banco Central, o modelo financeiro tem como objetivos principais o compartilhamento de dados dos clientes, a inovação dos serviços e produtos do mercado financeiro e o aumento da competitividade entre as instituições do setor.

Iniciada em fevereiro do ano passado, a fase 1 do Open Banking disponibilizou informações das instituições participantes, como os canais de atendimento e produtos, possibilitando que os clientes já comparassem os serviços.

A fase 2, implementada em agosto de 2021, foi escalonada em etapas e iniciou o compartilhamento dos dados cadastrais dos clientes com as instituições participantes. Esse compartilhamento só foi possível com a autorização do consumidor e por prazo determinado, sendo permitido o cancelamento da autorização a qualquer momento. Assim, os clientes passaram a receber ofertas de produtos e serviços mais personalizadas e adequadas às suas necessidades e com custos mais acessíveis, de forma mais ágil e segura.

Já a fase 3 incluiu a iniciação de transações via Pix por iniciadores de transações de pagamento, com a entrada gradual dos demais arranjos de pagamento. A partir desse momento, o acesso aos serviços de crédito e outros produtos financeiros se tornou mais rápido e seguro. Com relação às formas de pagamento, novas possibilidades puderam ser iniciadas via Open Banking, como por exemplo: Pix, pagamentos de boletos, pagamentos com débito em conta, pagamentos com TED e transferências entre contas da mesma instituição.

Em 2021 também vimos o início da última fase do Open Banking, cuja implementação se estenderá até março de 2022. A fase 4 visa o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado. É aqui que o Open Banking abrange novos setores e amplia suas possibilidades, gerando espaço para o Open Finance, um sistema financeiro ainda mais dinâmico e completo, também abarcando o Open Insurance e o Open Investment.

Open Banking em 2022

Segundo o calendário criado pelo Banco Central, o Open Banking ainda terá novidades ao longo deste ano, com as novas etapas da 3ª fase e a continuação da implementação da 4ª etapa.

Em relação à fase 3, logo no primeiro bimestre de 2022, teremos na prática a possibilidade de pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição. Essa etapa será disponibilizada a partir do dia 15 de fevereiro. Já em junho, teremos os pagamentos com boletos via Open Banking e, em setembro, os pagamentos com débito em conta.

Quanto à fase 4, teremos, a partir de 31 de maio, o compartilhamento dos dados transacionais dos serviços e produtos entre as instituições, mais uma vez necessitando da autorização do cliente para ser efetivado.

Como uma das maiores referências deste setor do mercado, a Celcoin já oferece as possibilidades do Open Banking aos seus clientes institucionais, acompanhando todas as etapas segundo aquilo que o calendário do Banco Central prevê. Clique aqui para conhecer mais sobre nossas soluções.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time