Bancos estreitam parcerias com fintechs para melhor experiência ao cliente no Open Finance

Compartilhar

|

A velocidade da inovação está calibrando o investimento em tecnologia do setor bancário no Brasil. Em 2020, o valor investido chegou a R$ 25,7 bilhões, sendo 10% desse total direcionados para aumentar a segurança no ambiente digital.

Nessa esteira da inovação, a busca por parceiros ganhou força entre os bancos. Em 2020, 87% dos bancos afirmaram ter algum tipo de parceria para alavancar o ambiente de inovação. Em 2019, bancos com parceiros em inovação representavam 69%.

Tecnologia bancária

A busca do setor bancário por parceiros como fintechs se deve à corrida pela entrega da melhor experiência ao cliente, que será decisiva para a fidelização no ambiente Open Finance. O incremento dessas parcerias foi um dos destaques da 29ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, realizada pela Deloitte.

A implementação do Open Banking vai acelerar o movimento de parcerias dos bancos com fintechs e bigtechs, sobretudo no desenvolvimento de produtos para empréstimos, meios de pagamento e cadastro de clientes, avalia Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para a indústria de Serviços Financeiros no Brasil.

“A pesquisa revelou um aumento de parcerias feitas pelos bancos para ampliar a opção de canais de distribuição e para agregar novos produtos ao portfólio das instituições, movimento que pode ser ainda mais acelerado com a implementação do Open Banking”

diz Biagini

Entre 2019 e 2020, houve, ainda, um aumento expressivo na distribuição de produtos bancários desenvolvidos por parceiros. Em 2019, 38% dos bancos distribuíam produtos de parceiros. Em 2020, a parcela de bancos que passou a distribuir produtos de parceiros aumentou 60%. No ano passado, 62% dos bancos afirmaram distribuir produtos de parceiros como fintechs e bigtechs.

APIs

A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária também destacou a importância das APIs (do inglês Application Programming Interface). Para os bancos, as APIs são fundamentais para garantir agilidade, escalabilidade e segurança no ambiente Open Finance. A demanda por APIs e computação em nuvem será crescente. A pesquisa apontou ainda uma preocupação dos bancos em aumentar a governança nas APIs.

Os dados apresentados na 29ª edição da pesquisa foram coletados em três fases: coleta quantitativa anual e coleta quantitativa trimestral, feita por formulário; e coleta qualitativa realizada por entrevistas. De acordo com a Deloitte, 21 bancos enviaram respostas relacionadas ao questionário anual e ao questionário trimestral, representando 87% dos ativos da indústria bancária no país. As entrevistas foram feitas com 17 executivos da área de tecnologia bancária de 10 bancos.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time