Celcoin News - Digitalização mudou a dinâmica do mercado financeiro

Digitalização mudou a dinâmica do mercado financeiro

Se o mercado financeiro um dia foi considerado burocrático e limitado em relação ao uso de tecnologias, a realidade agora é outra. Ao abrir espaços para ferramentas inovadoras, desenvolvidas exatamente para o contexto de finanças, criou-se um novo cenário de fortalecimento do mercado, potencializando suas atividades, com mais agilidade, produtividade e eficiência.

Para resultados positivos em diversos processos, bancos e fintechs devem cada vez mais aderir a uma série de soluções tecnológicas que auxiliem na transformação estrutural e cultural do setor financeiro. 

O uso de dados é um exemplo prático disso. A precisão na coleta, armazenamento e a análise de milhões de dados simultâneos, realizadas por softwares especializados, auxiliam empresas a avaliarem melhor o desempenho financeiro do empreendimento, a realidade dos clientes e os níveis da experiência dos usuários, tomando decisões muito mais assertivas sobre cortes de gastos, investimentos e as possibilidades de ajustes e lançamentos de novos produtos. 

Com esse desenvolvimento e a aplicação do Open Finance, bancos e fintechs se viram participantes de um novo mercado, mais competitivo, inovador e dinâmico.

De acordo com o levantamento do 13º relatório Tech Trends 2022, realizado pela Deloitte, o ano de 2022 deve ser fundamental para a aceleração do desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas para os meios de pagamentos e banking. Dentre as tendências principais, estão:

– Compartilhamento de dados facilitado

– Verticalização de nuvem

– Blockchain

– Inteligência artificial

Segundo os autores do relatório, as tendências listadas acima devem mudar a dinâmica do mercado financeiro para os próximos anos e a relação do setor com as tecnologias.

Vale sempre destacar também que, assim como no mercado financeiro, a transformação digital impactou setores diversos, como educação, indústria, varejo e saúde, buscando formas de transformar seus modelos de negócio em um formato que atendesse às demandas de consumo.

Para conferir na íntegra o relatório, clique aqui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!