Mudanças no setor financeiro promovem competição, mas também parceria entre instituições

Compartilhar

|

Em meio às alterações substanciais na dinâmica do setor financeiro, surgiram as fintechs. Esses novos participantes do sistema podem ser definidos como empresas que unem tecnologia e finanças em um único corpo.

De acordo com o Banco Central, fintechs são empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar novos modelos de negócios. O BC ainda organizou essas empresas nas seguintes modalidades: Instituições de Pagamento, Sociedades de Crédito Direto e Sociedades de Empréstimo entre Pessoas.

As fintechs surgiram com um papel muito mais importante a partir da implementação do Open Banking no Brasil. O modelo que busca uma nova proposta de oferta e criação de produtos por meio do compartilhamento de dados dos clientes, tem nas fintechs a oportunidade de inovar com as tecnologias financeiras.

Dentre as novidades trazidas pelo Open Banking, a competição entre fintechs e bancos é um assunto em alta. Para alguns especialistas, essa nova era seria o fim dos tradicionais bancos e o auge da atuação das fintechs no mercado. Entretanto, com o avançar das fases de implementação do Open Banking, a realidade vem se mostrando outra.

A competição se tornou parceria

Um dos maiores desafios no Open Banking é a criação de novas tecnologias robustas, que possam analisar e oferecer serviços e produtos de maneiras precisas.

Nesse contexto, a competição entre as instituições acabaria gerando, a longo prazo, um prejuízo em relação às possibilidades de crescimento do setor financeiro. Disputar entre si seria uma perda de tempo e de recursos, tanto para os bancos quanto para as fintechs. Sendo assim, os participantes do Open Banking entenderam que a parceria é a chave para o sucesso.

Conhecido como rebundling, ou “serviços financeiros reagrupados”, as fintechs encontraram um papel ainda mais importante no contexto do Open Banking: ofertar, de forma conjunta ou complementar a outras instituições, serviços e produtos financeiros. A parceria entre fintechs e grandes bancos, ou até mesmo outras fintechs, proporciona um crescimento saudável e rentável para ambas as partes.

Com a cooperação dessas instituições no Open Banking, as inovações criadas e oferecidas ao mercado tendem a trazer ainda mais movimentação para o setor financeiro, além de benefícios para os milhões de clientes finais, que cada vez mais poderão contar com serviços tecnológicos que se adequem às suas reais necessidades.

Nessa conjectura, a Celcoin, pioneira em Open Finance no Brasil, oferece ao mercado soluções tecnológicas que desburocratizam a participação de novos players no setor financeiro, proporcionando APIs de conexão de dados para atuação no Open Banking.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time