Empresas de diferentes setores adotam o Embedded Finance

Compartilhar

|

Será que qualquer empresa pode se tornar um banco? 

Os precursores do Embedded Finance destacam que é possível gerar valor para um negócio com serviços financeiros integrados, sem a necessidade de se tornar um banco completo. Uma análise que revela um novo momento de expansão desse modelo inovador.

Há algum tempo, a oferta de serviços financeiros deixou de ser exclusividade de bancos e fintechs. Segmentos como varejo, educação, delivery, saúde e agro incorporam cada vez mais essa modalidade. O Embedded Finance, impulsionado por projeções otimistas, prevê que setores como varejo e telecomunicações poderão captar mais de 115 bilhões de reais nos próximos cinco anos ao integrarem serviços financeiros a seus negócios, conforme pesquisa da Deloitte realizada em 2022.

Essa estratégia vai além da geração de novas fontes de receita; está ligada à melhoria da experiência do cliente. Profissionais da área que vivem o Open Finance de perto destacam que os serviços financeiros devem ser um instrumento para impulsionar as vendas de um negócio já consolidado. Esse posicionamento é baseado na capacidade de aprimorar a experiência do cliente, oferecendo serviços customizados de maneira natural, com base nos dados coletados e no relacionamento estabelecido.

Importante ressaltar que essa estratégia não só melhora o serviço prestado, mas também permite que as empresas alcancem diretamente o consumidor final, reduzindo a necessidade de intermediários. Vale destacar também que, do ponto de vista regulatório, a estruturação do Embedded Finance muitas vezes exige que a empresa obtenha licenças de uma instituição financeira, mas isso não implica que ela deva agir como uma.

Com isso, ele não apenas eleva as vendas, mas democratiza o acesso aos serviços financeiros, agregando valor a diversos tipos de negócios.

O Embedded Finance abre portas em diferentes meios de atuação 

Impulsionado por uma nova visibilidade, o Embedded Finance está experimentando uma expansão significativa. Empresas de diferentes setores começam a explorar a possibilidade de incorporar serviços financeiros em suas operações, aproveitando o aprendizado do varejo.

A democratização desse modelo é possível graças ao avanço da tecnologia e da regulação. Com plataformas especializadas e devidamente credenciadas, é viável implantar o Embedded Finance de maneira descomplicada em empresas de qualquer porte e de qualquer segmento de atuação; desde aquelas com licenças financeiras próprias até as que contam com soluções de Banking as a Service (BaaS).

Microempreendedores individuais (MEI) e vendedores autônomos estão também ganhando força à medida que o modelo amadurece. Por isso, é essencial estar ainda alinhado à importância de usar o Embedded Finance de maneira inteligente para empoderar pequenos comerciantes, proporcionando-lhes acesso a serviços financeiros sem as limitações tradicionais de crédito.

A Celcoin é referência no Embedded Finance

Neste cenário em constante evolução, a Celcoin emerge trazendo uma contribuição cada vez maior para a concretização de um ecossistema financeiro mais democratizado.

Sua solução cel_bricks trouxe ao mercado possibilidades diversas e inovadoras de Embedded Finance, aplicadas a Banking as a Service (BaaS), crédito, Open Finance, cash management e muito mais, sempre de forma descomplicada. Tudo somado ainda às facilitações regulatórias que uma empresa reconhecida como Instituição Financeira pelo Banco Central oferece aos clientes B2B.

Essa flexibilidade e acessibilidade permitem que um amplo espectro de negócios, desde pequenos empreendimentos até grandes corporações, integre serviços financeiros personalizados em suas operações.

Um passo também marcante da Celcoin nesse processo de integração foi dado ao introduzir o Open Finance ao Brasil, que contribuiu para a valorização das fintechs na percepção da população e, assim, também despertou um maior interesse de todos os players a incorporar serviços financeiros em suas operações.

Concorrência ou contribuição?

Essa relação entre empresas, fintechs e grandes bancos tradicionais deve ser vista como uma oportunidade para todos, não uma ameaça. Esse novo modelo de Embedded Finance representa uma mudança de paradigma, que permite inclusive aos bancos atenderem a empresas sob uma perspectiva diferente, automatizando a cadeia de valor enquanto mantêm o controle das transações.

Ao investirem nesse caminho, os bancos estão reforçando seu posicionamento como plataformas. E, enquanto isso, empresas como a Celcoin aumentam a circulação de dinheiro no mercado vindo das mais diversas empresas e consumidores, abrindo caminhos e oportunidades em um cenário de constante evolução.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time