Celcoin News - BC amplia Open Banking e lança Open Finance

BC amplia Open Banking e lança oficialmente o Open Finance

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, agora é oficialmente denominado Open Finance, devido à aprovação do modelo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como uma versão ampliada do Open Banking, o Open Finance também engloba serviços e produtos não bancários, como seguros, previdência e investimentos.

O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central irão atualizar, nas normas relacionadas à implementação do modelo, o tratamento regulatório para a nova nomenclatura. A alteração ocorre juntamente com o avanço das interlocuções com o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), visando a futura interoperabilidade entre participantes do Open Finance e do Open Insurance.

“Essa ação reforça a evolução do modelo brasileiro do Sistema Financeiro Aberto, que passará de uma iniciativa tradicional de Open Banking puramente voltada para dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais, para configurar-se como uma estratégia mais ampla, abarcando dados sobre outros serviços financeiros como de credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência”

disse o Banco Central em nota.

O BC também pretende mudar a estrutura de governança do modelo, para se adequar ao processo de implementação do Open Finance. Esse novo modelo será submetido para aprovação da diretoria até dia 30 de junho.

A alteração no nome também busca facilitar a compreensão do público em relação à proposta do modelo, já que as diferentes terminologias (Open Banking e Open Finance) causavam dificuldade de entendimento da proposta do compartilhamento de dados, criando desconforto por parte do usuário em aderir.

Em meio à alteração da nomenclatura, o Banco Central também incorporou normas para garantir o bom funcionamento do ecossistema, relacionadas a boas práticas de governança, políticas de controles internos, gestão de riscos, auditoria, transparência e comunicação.

A autoridade monetária ainda ressaltou que as instituições que integram o sistema do Open Finance deverão cumprir a regulação do BC e do CMN, além da convenção firmada entre os participantes.

A Celcoin já atua com o modelo de Open Finance desde seu surgimento, sendo considerada uma das grandes pioneiras no assunto. Para saber mais sobre todas as soluções oferecidas, acesse www.celcoin.com.br.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!