BC amplia Open Banking e lança oficialmente o Open Finance

Compartilhar

|

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, agora é oficialmente denominado Open Finance, devido à aprovação do modelo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como uma versão ampliada do Open Banking, o Open Finance também engloba serviços e produtos não bancários, como seguros, previdência e investimentos.

O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central irão atualizar, nas normas relacionadas à implementação do modelo, o tratamento regulatório para a nova nomenclatura. A alteração ocorre juntamente com o avanço das interlocuções com o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), visando a futura interoperabilidade entre participantes do Open Finance e do Open Insurance.

“Essa ação reforça a evolução do modelo brasileiro do Sistema Financeiro Aberto, que passará de uma iniciativa tradicional de Open Banking puramente voltada para dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais, para configurar-se como uma estratégia mais ampla, abarcando dados sobre outros serviços financeiros como de credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência”

disse o Banco Central em nota.

O BC também pretende mudar a estrutura de governança do modelo, para se adequar ao processo de implementação do Open Finance. Esse novo modelo será submetido para aprovação da diretoria até dia 30 de junho.

A alteração no nome também busca facilitar a compreensão do público em relação à proposta do modelo, já que as diferentes terminologias (Open Banking e Open Finance) causavam dificuldade de entendimento da proposta do compartilhamento de dados, criando desconforto por parte do usuário em aderir.

Em meio à alteração da nomenclatura, o Banco Central também incorporou normas para garantir o bom funcionamento do ecossistema, relacionadas a boas práticas de governança, políticas de controles internos, gestão de riscos, auditoria, transparência e comunicação.

A autoridade monetária ainda ressaltou que as instituições que integram o sistema do Open Finance deverão cumprir a regulação do BC e do CMN, além da convenção firmada entre os participantes.

A Celcoin já atua com o modelo de Open Finance desde seu surgimento, sendo considerada uma das grandes pioneiras no assunto. Para saber mais sobre todas as soluções oferecidas, acesse www.celcoin.com.br.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time