Open Banking: especialistas apontam menores custos no crédito

Especialistas apontam mais eficiência e menores custos no crédito

Com o objetivo de criar um sistema financeiro nacional ainda mais eficiente, inclusivo, tecnológico e competitivo, o Banco Central deu início à implementação do Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) no Brasil. A meta é que até o final de 2021, clientes possam escolher com quais instituições financeiras querem compartilhar seus dados para possibilitar a oferta de produtos e serviços personalizados e com valores reduzidos.  

Dentre alguns pontos de implementação do Open Banking, os destaques são o Pix, a criação de novas tecnologias financeiras e a segurança de dados, em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018. 

No entanto, as vantagens do Open Banking estão ligadas principalmente à competitividade de mercado e à liberdade do consumidor. Ao autorizar o compartilhamento dos dados, bancos e fintechs terão mais pontos de contato com informações importantes sobre os clientes, criando assim novas possibilidades de negócios. 

Um dos mais recentes exemplos práticos dos benefícios do Open Banking é a oferta de crédito. Segundo especialistas da área, os descontos dos recebíveis nos cartões eram em torno de 2% a 4% e, atualmente, já é possível encontrar ofertas de 0,07% no mercado. E, com as novas opções para o cliente, é preciso que eles tenham maturidade para reconhecerem as melhores escolhas em um ambiente financeiro inovador. 

Já para as instituições, as oportunidades são inúmeras, mas também demanda atualização tecnológica e agilidade em propostas competitivas. Ambientes seguros, rápidos e de fácil uso são fundamentais no Open Banking, o que promove grandes desafios na estruturação dos sistemas. 

Em meio a tantas possibilidades, a Celcoin, como pioneira no Open Finance, já disponibiliza para dezenas de instituições a tecnologia de integração necessária para o desenvolvimento do Open Banking, com APIs prontas para oferta de crédito, cartões e investimentos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!