Banco Central está entre os primeiros colocados no ranking de Open Finance

Compartilhar

|

Em sua primeira edição do “Global Rankings 2021”, a Open Future World, que mantém um diretório global sobre iniciativas de Open Data, realizou um levantamento a respeito de instituições participantes do modelo Open Finance em todo o mundo. Segundo a pesquisa, o Banco Central (BC) foi eleito como um dos órgãos reguladores mais bem colocados no ranking de Open Finance.

A lista apresenta as organizações internacionais mais relevantes a tratar de finanças abertas. De acordo com o próprio Banco Central, o ranking foi baseado no quantitativo de menções positivas em notícias ao longo do ano.

O Banco Central ficou à frente por exemplo dos reguladores britânicos Financial Conduct Autority (FCA) e Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), ficando na 20ª posição no ranking geral, que contou com 81 participantes.

Novidades em 2022

Atualmente, ainda estão em andamento algumas sub-etapas do Open Banking, como de iniciação de transação de pagamento por Pix (que integra a fase 3 do modelo) e a disponibilização de dados abertos sobre produtos e serviços relacionados a seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos (primeira etapa da fase 4).

Ao longo de 2022, o compartilhamento de outros produtos e serviços estão previstos, são eles:

– Iniciação de transação de pagamentos por meio de TED, de transferência entre contas na mesma instituição, de boletos e com débito em conta

– Encaminhamento de proposta de crédito;

– Compartilhamento de dados transacionais referentes a seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos.  

De acordo com o calendário do BC, essas etapas devem ser concluídas até 31 de maio de 2022.

O Open Banking, por meio do compartilhamento de dados autorizado pelo cliente, visa maior competitividade no mercado financeiro, novos modelos de negócios, personalização de ofertas e transparência de processos para o cliente.Para democratizar a entrada de novos participantes ao Open Banking e transformar o sistema financeiro, a Celcoin, pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, seguindo todos os protocolos e diretrizes do Banco Central, oferece ao mercado as APIs de Open Banking, para que empresas de diferentes setores possam ter novas possibilidades de negócios.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time