Banco Central está no ranking de Open Finance

Banco Central está entre os primeiros colocados no ranking de Open Finance

Open Finance Banco Central

Em sua primeira edição do “Global Rankings 2021”, a Open Future World, que mantém um diretório global sobre iniciativas de Open Data, realizou um levantamento a respeito de instituições participantes do modelo Open Finance em todo o mundo. Segundo a pesquisa, o Banco Central (BC) foi eleito como um dos órgãos reguladores mais bem colocados no ranking de Open Finance.

A lista apresenta as organizações internacionais mais relevantes a tratar de finanças abertas. De acordo com o próprio Banco Central, o ranking foi baseado no quantitativo de menções positivas em notícias ao longo do ano.

O Banco Central ficou à frente por exemplo dos reguladores britânicos Financial Conduct Autority (FCA) e Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), ficando na 20ª posição no ranking geral, que contou com 81 participantes.

Novidades em 2022

Atualmente, ainda estão em andamento algumas sub-etapas do Open Banking, como de iniciação de transação de pagamento por Pix (que integra a fase 3 do modelo) e a disponibilização de dados abertos sobre produtos e serviços relacionados a seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos (primeira etapa da fase 4).

Ao longo de 2022, o compartilhamento de outros produtos e serviços estão previstos, são eles:

– Iniciação de transação de pagamentos por meio de TED, de transferência entre contas na mesma instituição, de boletos e com débito em conta

– Encaminhamento de proposta de crédito;

– Compartilhamento de dados transacionais referentes a seguros, previdência, câmbio, credenciamento e investimentos.  

De acordo com o calendário do BC, essas etapas devem ser concluídas até 31 de maio de 2022.

O Open Banking, por meio do compartilhamento de dados autorizado pelo cliente, visa maior competitividade no mercado financeiro, novos modelos de negócios, personalização de ofertas e transparência de processos para o cliente.Para democratizar a entrada de novos participantes ao Open Banking e transformar o sistema financeiro, a Celcoin, pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, seguindo todos os protocolos e diretrizes do Banco Central, oferece ao mercado as APIs de Open Banking, para que empresas de diferentes setores possam ter novas possibilidades de negócios.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!