Banco Central ganha prêmio internacional com Open Finance

Compartilhar

|

O projeto que coloca em prática o Sistema Financeiro Aberto, desenvolvido pelo Banco Central (BC) e mais conhecido como Open Finance, garantiu mais um reconhecimento internacional ao país. O Open Finance colocou o BC entre os vencedores do Fintech & Regtech Global Awards 2022.

A premiação é uma iniciativa do Central Banking Institute e celebra a inovação e a relevância de projetos no sistema financeiro em 11 categorias. O Open Finance, em curso no Brasil, foi o vencedor na categoria “Data Management Initiative Award”. Os premiados foram anunciados na primeira quinzena de junho.

A categoria “Data Management Initiative Award” considera iniciativas implementadas por um regulador que contemple padronização e armazenamento de dados que possam ser compartilhados para várias linhas de negócios. O FinTech & RegTech Global Awards foi desenvolvido para celebrar os projetos mais inovadores no novo cenário do ambiente financeiro.

Na visão do Banco Central, o prêmio representa o reconhecimento dos esforços na gestão de dados no sistema financeiro nacional, com a padronização do processo de compartilhamento de dados, a partir do consentimento do consumidor.

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), João André Pereira, diz que a premiação demonstra capacidade do Open Finance em entregar produtos e serviços mais adequados a consumidores financeiros, alinhando seus interesses e necessidades. Segundo Pereira, o Brasil conta hoje com o maior projeto de Open Finance do mundo, em termos de escopo e participantes, são mais de 800 instituições.

“Fomos a primeira jurisdição a padronizar o compartilhamento de dados de operações de crédito e, em breve, vamos agregar dados de investimentos, seguros, previdência, credenciamento e câmbio”,

diz Pereira

É a quarta vez que o Banco Central é contemplado no Fintech & Regtech Global Awards. No ano passado, o prêmio foi na categoria “Payment Innovation”, com o projeto do Pix. Em 2020, o BC venceu pelo trabalho de gerenciamento de riscos e melhor site entre os bancos centrais. Em 2019, a premiação foi referente a sandbox. De acordo com João André Pereira, a Agenda BC# tem contribuído para construir um sistema financeiro mais inovador e inclusivo no Brasil.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time