Celcoin News - Banco Central ganha prêmio com Open Finance

Banco Central ganha prêmio internacional com Open Finance

O projeto que coloca em prática o Sistema Financeiro Aberto, desenvolvido pelo Banco Central (BC) e mais conhecido como Open Finance, garantiu mais um reconhecimento internacional ao país. O Open Finance colocou o BC entre os vencedores do Fintech & Regtech Global Awards 2022.

A premiação é uma iniciativa do Central Banking Institute e celebra a inovação e a relevância de projetos no sistema financeiro em 11 categorias. O Open Finance, em curso no Brasil, foi o vencedor na categoria “Data Management Initiative Award”. Os premiados foram anunciados na primeira quinzena de junho.

A categoria “Data Management Initiative Award” considera iniciativas implementadas por um regulador que contemple padronização e armazenamento de dados que possam ser compartilhados para várias linhas de negócios. O FinTech & RegTech Global Awards foi desenvolvido para celebrar os projetos mais inovadores no novo cenário do ambiente financeiro.

Na visão do Banco Central, o prêmio representa o reconhecimento dos esforços na gestão de dados no sistema financeiro nacional, com a padronização do processo de compartilhamento de dados, a partir do consentimento do consumidor.

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), João André Pereira, diz que a premiação demonstra capacidade do Open Finance em entregar produtos e serviços mais adequados a consumidores financeiros, alinhando seus interesses e necessidades. Segundo Pereira, o Brasil conta hoje com o maior projeto de Open Finance do mundo, em termos de escopo e participantes, são mais de 800 instituições.

“Fomos a primeira jurisdição a padronizar o compartilhamento de dados de operações de crédito e, em breve, vamos agregar dados de investimentos, seguros, previdência, credenciamento e câmbio”,

diz Pereira

É a quarta vez que o Banco Central é contemplado no Fintech & Regtech Global Awards. No ano passado, o prêmio foi na categoria “Payment Innovation”, com o projeto do Pix. Em 2020, o BC venceu pelo trabalho de gerenciamento de riscos e melhor site entre os bancos centrais. Em 2019, a premiação foi referente a sandbox. De acordo com João André Pereira, a Agenda BC# tem contribuído para construir um sistema financeiro mais inovador e inclusivo no Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!