Celcoin recebe aporte de R$ 85 milhões e reforça sua estratégia de M&A

Compartilhar

|

O mar navegado pelas startups está para M&As (sigla em inglês para o movimento de fusões e aquisições). Na última década, o ritmo de fusões e aquisições de startups acelerou exponencialmente. Em 2011, o total de transações não passava de uma dezena. No ano passado, superaram duas centenas.

Esse cenário favorável tem motivado a criação de estruturas focadas em M&A em empresas que reúnem tecnologia e conhecimento do mercado financeiro. É o caso da Celcoin, que acaba de receber uma nova rodada de investimento.

Destaque no segmento financeiro

Ao lado de Vox Capital, Sinqia e BTG, a Innova Capital é a mais recente investidora da Celcoin. Como foco em negócios com potencial de expansão, a Innova Capital está investindo R$ 85 milhões na Celcoin, que tem se destacado no mercado pela especialização em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária.

Para Marcel Santos, sócio da Innova, a Celcoin tem desempenhado papel estratégico em um cenário de constantes mudanças no segmento financeiro.

“Acreditamos que fintechs e também empresas de outros segmentos vão buscar oferecer cada vez mais serviços financeiros sofisticados diretamente para seus clientes finais. E utilizar tecnologias como as da Celcoin será importante para acelerar o go-to-market dessas empresas, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo”

diz Santos.

Nos últimos meses, a Celcoin estruturou uma área focada em fusões e aquisições e finalizou a aquisição das startups Galax Pay, focada em soluções de cobrança recorrente e subadquirência, e da Flow Finance, que permite que qualquer empresa ofereça crédito por meio de APIs.

Marcelo França, CEO e fundador da Celcoin, ressalta a importância do novo aporte para a Celcoin consolidar sua estratégia de crescimento orgânico e investir em M&As.

Em entrevista à Celcoin News, França contou um pouco mais sobre os planos em M&A.

Celcoin News: Quais são as prioridades da Celcoin em M&A?

Marcelo França: A motivação do nosso lado é ter mais rapidamente uma prateleira de produtos para nos posicionarmos como um one stop shop de serviços financeiros

A Celcoin se organizou e montou uma estrutura da M&A, com verticais novas.

A nossa tese é trazer produtos e tecnologias de ponta, times fora da curva, porque o capital humano é muito importante para nossa operação.

Celcoin News: Que tipo de negócio está na mira da Celcoin?

Marcelo França: Buscamos empresas que tenham uma cultura parecida com a nossa e que possam aproveitar o grande canal de distribuição que a Celcoin construiu.

Quando fechamos um negócio, essas startups, que poderiam ter dificuldade em acessar fintechs e instituições financeiras, conseguem distribuir seus produtos para centenas de clientes.

Do ponto de vista das adquiridas, elas têm motivação de se juntar a alguém maior para crescer mais rápido. O empreendedor quer fazer o negócio acontecer. Esse o tipo de casamento que tem ocorrido.

Celcoin News: O movimento de fusões e aquisições veio para ficar?

Marcelo França: Essa dinâmica não se aplica só à Celcoin, porque todo mundo quer acelerar o crescimento, buscar sinergias.

Às vezes, vemos ótimos produtos, mas startups com dificuldade de escalar, captar ou passar para uma próxima fase.

Acho que essa é uma motivação geral do mercado.

Celcoin News: Por que a Celcoin tem atraído tanta atenção dos investidores?

Marcelo França: Acho que um dos nossos diferenciais foi o pioneirismo no desenvolvimento de APIs, muito antes de o mercado trabalhar com esse conceito.

Destaco também nossa neutralidade. Alguns bancos que querem abrir suas APIs, mas, ao mesmo tempo, atendem o cliente final e acabam concorrendo com aquele cliente. Somado a isso, temos um grande investimento em tecnologia e um time de excelência.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time