Celcoin News - ANPD se transforma em autarquia e reforça sua autonomia

ANPD se transforma em autarquia e reforça sua autonomia

Desde que passou a atuar para defender o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) vem surpreendendo o mercado com sua autonomia e decisões muito técnicas. Quase dois anos após ser estruturada, a ANPD alcança um novo patamar. Agora é uma autarquia especial, com regime próprio e sede estabelecida no Distrito Federal.

A mudança foi regulamenta pela a Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 , assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Na prática, a atuação como autarquia confere independência à ANPD, mas mantém sua estrutura e atribuições. Embora já tivesse autonomia técnica e decisória estabelecida pela LGPD, com estrutura de colegiado e mandatos fixos, a transformação em autarquia alinha a ANPD às melhores práticas internacionais.

Segundo comunicado divulgado pela ANPD, como autarquia, sua atuação pode facilitar o comércio internacional e aumentar a competitividade do país. Essa independência da ANPD favorece a compatibilidade com regimes regulatórios em todo o mundo e aprimora as condições do Brasil no processo de ingresso em organismos e blocos internacionais, como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com relação aos benefícios para a sociedade, a ANPD, sob regime de autarquia, há um reforço da sua competência para priorizar ações que tragam melhores resultados para indivíduos e organizações. A partir da publicação da MP nº 1.124, a ANPD avança na segurança jurídica. Isso aumenta seu poder em fazer valer a LGPD, o que, consequentemente, confere mais credibilidade do país no cenário internacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da plataforma pioneira em infraestrutura de tecnologia financeira e bancária

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!