ANPD esclarece dúvidas sobre a aplicação da LGPD | News Celcoin

ANPD divulga documento didático para esclarecer dúvidas sobre a aplicação da LGPD

Um ano após entrar em vigor, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei º 13.709/18), também conhecida como LGPD, abandona seu caráter meramente educativo. Chegou o momento em que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)  pode aplicar as sanções administrativas previstas no caput do artigo 52 da lei.

Embora esteja em vigor há quase um ano, a LGPD ainda suscita muitas dúvidas. A maior parte desses questionamentos está relacionada às sanções. Atenta a essas lacunas de informações, a ANPD acaba de divulgar um conjunto de perguntas e respostas, em tom bem didático, sobre as sanções previstas pela  LGPD e seus desdobramentos.

Desde 1º de agosto deste ano, quem infringir a Lei Geral de Proteção de Dados estará sujeito a penalidades que vão de advertências, com prazo estabelecido para adotar as correções necessárias, a multas de R$50 milhões por infração. Em alguns casos, o infrator pode até receber uma “proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados”.

O melhor caminho é zelar pela proteção da base de dados de clientes, consumidores e fornecedores, ainda que a ANPD não esteja disposta a desencadear uma sequência de multas.  Segundo o diretor-presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, as notificações recebidas pela Autoridade serão checadas e, antes da autuação, os envolvidos deverão prestar muitas informações. A ANPD pretende fazer uma rigorosa apuração antes de aplicar as sanções.

Outro objetivo da ANPD é tornar o processo muito transparente. Entre os esclarecimentos divulgados no site da ANPD, estão todos os tipos de sanções que podem ser aplicadas. O documento também explica que somente a ANPD tem o poder de aplicar as sanções administrativas previstas na LGPD.

Outra questão ressaltada pela ANPD é que “a aplicação das sanções previstas na LGPD não substitui a aplicação de sanções administrativas, civis ou penais definidas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) e em legislação específica”.

Ainda tem dúvidas sobre as penalidades previstas pela LGPD? Acesse o conjunto de Perguntas e Respostas sobre Sanções Administrativas da LGPD, elaborado pela ANPD.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!