Terceira fase do Open Banking foi adiada para 29/10 | Open Finance News

Nova fase do Open Banking será implementada em 29 de outubro

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou, sexta-feira (27/08), o adiamento da terceira fase do Open Banking, relacionada à integração dos serviços de iniciação de pagamento. Prevista para começar em 30 de agosto, a terceira fase terá início agora em 29 de outubro de 2021. O regulador adiou os prazos para atender a demanda de bancos e fintechs que compõem o Conselho Deliberativo do Open Banking.

Para solicitar o adiamento da terceira fase, o Conselho Deliberativo do Open Banking alegou a necessidade de ajustes em especificações técnicas. Sem esses ajustes, a realização de testes que são imprescindíveis para certificar as instituições participantes seria prejudicada. O adiamento foi anunciado por meio da Resolução BCB no 133/2021.

A terceira fase do Open Banking dá início aos serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de propostas de operação de crédito. O objetivo é dar aos clientes de instituições financeiras mais facilidade e comodidade nas transações de pagamento e transferências, incluindo o Pix, além de fomentar um ecossistema de inovação. 

A proposta do BC é facilitar o acesso a serviços financeiros e oferecer mais opções de canais para que o cliente efetue as transações. Mas é sempre necessário ressaltar que nenhuma ação de compartilhamento de dados irá ocorrer sem que o cliente autorize previamente. Além disso, esse consentimento deve ser específico para cada transação.

Na terceira fase do Open Banking, novas possibilidades de pagamento incluem: Pix, TED e transferências entre contas na mesma instituição, pagamentos com boletos e pagamentos com débito em conta. 

O BC ainda não informou se será mantida para 30 de março de 2022 a implementação da modalidade de encaminhamento de proposta de crédito. Com essa etapa em operação, os clientes poderão solicitar, em ambientes eletrônicos, propostas de crédito, como empréstimos e financiamentos, a diversas instituições financeiras, como bancos, cooperativas e financeiras. O objetivo é facilitar a comparação de taxas e demais condições.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no google
Compartilhar no pinterest
Fique por dentro da maior plataforma de Open Finance do Brasil

Ficou interessado em nossas soluções?

Envie uma mensagem!