Etapa torna possível transações com Pix realizadas por Iniciador de Transação de Pagamento (ITP)

Compartilhar

|

O Banco Central do Brasil (BC) dá sinal verde para o início, nesta sexta-feira (29/10), da terceira fase do open banking, relacionada à integração dos serviços de iniciação de pagamento. Prevista para começar em 30 de agosto, a terceira fase foi adiada a pedido de bancos e fintechs que compõem o Conselho Deliberativo do open banking. A terceira etapa prevê o compartilhamento de serviços de iniciação de transações de pagamento e o encaminhamento de proposta de operações de crédito.

Na prática, a terceira fase possibilitará uma integração do open banking com o Pix. Será possível, por exemplo, fazer um Pix sem sair de aplicativos, desde que eles sejam credenciados como Iniciadores de Transação de Pagamento (ITP). As transferências serão mais simplificadas para os usuários, que não precisarão deixar o ambiente em que estão fazendo a transação. As transferências e pagamentos serão efetuados por meio de carteiras digitais, aplicativos e agregadores de contas, que tenham permissão do BC para aturem como iniciadores de pagamento.

Ao iniciar a terceira fase do open banking, o objetivo do BC é dar aos clientes de instituições financeiras mais facilidade e comodidade nas transações de pagamento e transferências. Além da comodidade aos clientes de instituições financeiras, o BC quer fomentar um ecossistema de inovação.

Segundo o regulador, essa etapa estimula o desenvolvimento de soluções e ambientes para a realização de pagamentos. A expectativa do BC é que a inovação atinja também os processos de envio de propostas de operações de crédito.

A proposta é facilitar o acesso a serviços financeiros e oferecer mais opções de canais para que o cliente efetue as transações. No entanto, cabe sempre ressaltar que nenhuma ação de compartilhamento de dados irá ocorrer sem que o cliente autorize previamente. Além disso, esse consentimento deve ser específico para cada transação.

Na terceira fase do open banking, novas possibilidades de pagamento incluem: Pix, TED e transferências entre contas na mesma instituição, pagamentos com boletos e pagamentos com débito em conta.

Confira o cronograma do BC para as novas possibilidades que poderão ser iniciadas via open banking:

29/10/21 – Pagamento com Pix 

15/02/22 – Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição

30/06/22 – Pagamento de boletos 

30/09/22 – Pagamentos com débito em conta 

De acordo com o BC, a modalidade de encaminhamento de proposta de crédito entra em operação em 30/03/2022. A partir dessa data, clientes poderão solicitar, em ambientes eletrônicos, propostas de crédito a bancos, financeiras e cooperativas, ao mesmo tempo, que incluem empréstimos e financiamentos. A meta é facilitar a comparação entre taxas, prazos e demais condições para o cliente da instituição financeira.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time